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Gol 94: detalhes, fotos, motor, preços, consumo

O Gol 94 foi o último ano/modelo para o hatch compacto da VW na geração BX, visto que no ano seguinte, a AB9 iniciou a transição, ainda que não tenha sido completa.

O compacto da Volkswagen teve várias versões na nova geração, porém, o Gol 1000 manteve-se preso à antiga carroceria do modelo 94, assim como o motor CHT se manteve no Gol por mais alguns anos, dentro da Autolatina.

A chegada ao fim de geração trouxe para o Gol uma carroceria maior, linhas mais modernas e aerodinâmicas, assim como melhor espaço interno e a possibilidade de ter portas traseiras.

O bagageiro também foi outro ganho da nova geração, assim como a preparação para tecnologias mais recentes, como airbag e freios com ABS.

Mesmo assim, a velha arquitetura de motor e câmbio em longitudinal da BX, então, o Gol 94 foi o último a dispor de toda a gama quadrada, remetendo há 14 anos.

Gol 94 – detalhes

Chamado de Gol quadrado, o Gol 94 também teve várias versões, indo do Gol 1000 ao Gol GTI, passando pelo saudoso Gol GTS.

Oferecido com duas famílias de motores, o Gol 94 chegou a ter três opções de motor para uma única versão, assim como duas versões de 1.6 litro nesta mesma, a CL.

O Gol dessa época era composto pelos Gol 1000 e CL 1.6, ambos com motor AE (CHT) da Ford, cujo origem é o Cléon-Fonte da Renault.

As versões CL, GL, GTS e GTI usavam o AP da Volkswagen, que era o EA827 com biela longa, sendo a variante deste em posição transversal, chamada EA113.

O Gol 94 foi oferecido nas versões Gol 1000, Gol CL 1.6 (AE), Gol CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8, GTS 1.8 e GTI 2.0, com a série especial Copa 1.6.

Com a velha carroceria de 1980, o Gol 94 não tinha mais para onde ir, além de esperar o fim para a AB9.

Medindo 3,81 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,35 m de altura e 2,36 m de entre eixos, o Gol 94 reunia do extremamente básico, no caso o Gol 1000, ao mais esportivo, com o Gol 94 GTI.

Interessante é que, hoje, este último tem preços no mercado considerados estratosféricos, sendo carro de colecionadores, alguns deles famosos.

Com apenas duas portas e teto caído na traseira, o Gol da primeira geração tinha pouco espaço interno, especialmente atrás, assim como um porta-malas diminuto, por conta do estepe, reduzido assim para apenas 273 litros.

Nada aerodinâmico, o Gol 94 portava a atualização da linha 91, apelidada de “chinesinho” por conta dos faróis mais afilados, ainda que tenha sido a atualização da famosa roda “orbital” da VW, que conquistou muita gente.

Tendo direção mecânica, o Gol 94 podia ter ar condicionado, assim como sistema de áudio com toca-fitas, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, conta-giros, bancos esportivos Recaro, rodas de liga leve, faróis de neblina e/ou milha, aerofólio, entre outros.

Seu motor AE-1000, da versão Gol 1000, tinha 50 cavalos e 7,3 kgfm, poucos para um 1.0 hoje, mas padrão na época. O AE-1600 tinha 74,7 cavalos e 13 kgfm, enquanto o AP-1600 entregava 80 cavalos e 12,7 kgfm.

Já o AP-1800 foi oferecido em duas versões, com as CL e GL tendo 96 cavalos e 15,2 kgfm, enquanto o AP-1800S do Gol GTS, tinha 97 cavalos, contando com comando de válvulas esportivo e calibração diferente.

No caso do Gol GTS, o motor AP-2000 tinha 112 cavalos e 17,5 kgfm, porém, era dotado de injeção eletrônica multiponto, um diferencial que vinha desde a linha 89, quando se tornou o primeiro nacional com injeção.

Gol 94 – versões

  • Volkswagen Gol 1000
  • Volkswagen Gol CL 1.6 (AE)
  • Volkswagen Gol CL 1.6
  • Volkswagen Gol CL 1.8
  • Volkswagen Gol GL 1.8
  • Volkswagen Gol GTS 1.8
  • Volkswagen Gol GTI 2.0

Gol 94 – equipamentos

Volkswagen Gol 1000 – Motor 1.0, câmbio de cinco marchas, mais para-choques em cor cinza, grade em cinza, retrovisor do lado esquerdo em cinza, rodas de aço aro 13 polegadas sem calotas, pneus 145/80 R13 e calhas e maçanetas pretas.

Volante de dois raios, ventilador com três velocidades, ar quente, retrovisor do lado direito, cinzeiro, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, cobertura do bagageiro, retrovisor interno, vidros manuais, travas manuais, porta-luvas, encostos reclináveis e quebra-ventos.

Porta-objetos, cintos de 3 pontos na frente, cintos de 2 pontos nos demais assentos, limpador do para-brisa com duas velocidades, direção mecânica, retrovisores externos sem controle interno, para-sois, extintor, frisos nas portas, entre outros.

Volkswagen Gol CL 1.6 (AE) – Itens acima, mais motor AE 1.6 litro, mais protetores nas laterais, rodas de aço com calotas metálicas, pneus 155/80 R13, temperatura da água no cluster, bancos em tecido com padrão diferente, preparação para som, rádio AM-FM, antena externa e dois alto-falantes.

Volkswagen Gol CL 1.6 – Itens acima, mais motor AP 1.6 litro.

Volkswagen Gol CL 1.8 – Itens acima, mais motor AP 1.8 litro e pneus 175/70 R13.

Volkswagen Gol GL 1.8 – Itens acima, mais vidros verdes, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, padronagem diferenciada dos bancos, vidros traseiros basculantes, rodas de liga leve aro 13 polegadas e lavador e limpador do vidro traseiro.

Volante espumado, relógio no cluster, econômetro, ar condicionado, rádio toca-fitas, console central, porta-luvas com chave, acendedor de cigarros, comandos satélites no painel, entre outros.

Volkswagen Gol GTS 1.8 – Itens acima, mais motor 1.8S, câmbio curto, para-choques pretos com frisos vermelhos, bumpers dianteiros, faróis de milha, faróis de neblina, rodas esportivas orbital aro 14 polegadas, pneus 185/60 R14 e escape com ponteira dupla.

Aerofólio traseiro, molduras nas colunas B, logotipo GTS, protetores laterais pretos com frisos vermelhos, suspensão mais firme, volante de quatro raios, conta-giros, porta-cassetes, antena elétrica, câmbio com manopla tipo bola, relógio digital e bancos Recaro.

Vidros elétricos, travas elétricas e retrovisores elétricos.

Volkswagen Gol GTI 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0 com injeção, para-choques cinza e vermelho ou preto, retrovisores na cor do carro, rodas de liga leve BBS, antena no teto, aerofólio envolvente, logotipo GTi, cluster com grafismos vermelhos, apoios de cabeça vazados e bancos Recaro diferenciados.

Gol 94 – preços

Gol 94 tabela Fipe

  • Volkswagen Gol 1000 – R$ 13.131
  • Volkswagen Gol CL 1.6 (AE) – R$ 10.613
  • Volkswagen Gol CL 1.6 – R$ 10.613
  • Volkswagen Gol CL 1.8 – R$ 11.294
  • Volkswagen Gol GL 1.8 – R$ 13.105
  • Volkswagen Gol GTS 1.8 – R$ 17.243
  • Volkswagen Gol GTI 2.0 – R$ 19.120

Gol 94 – motor

O Gol 94 tinha motores AE (CHT) e AP (EA827), sendo o primeiro de origem Ford, com 1.0 litro tendo 50 cavalos e 7,3 kgfm, usando corrente de comando no bloco (OHV), num projeto oriundo da Renault e com carburador.

O AE 1.6 tinha 74,7 cavalos e 13 kgfm, igualmente com carburação e catalisador, diferindo por usar bloco com camisas d’água nos cilindros e varetas para acionamento das válvulas.

No caso do EA827, o projeto AP tinha comando no cabeçote acionado por correia dentada, usando carburação nos 1.6 e 1.8, que entregavam 80 e 96 cavalos, respectivamente, além de 12,7 e 15,3 kgfm.

O 1.8S tinha comando de válvulas esportivo e carburação diferente, chegando a 97 cavalos com o catalisador, porém, sendo mais rápido nas respostas.

Já o 2.0 tinha injeção multiponto e dispunha de 112 cavalos, mais 17,5 kgfm. Todos tinha transmissão manual de cinco marchas, mais curtas nos GTS e GTi.

Gol 94 – desempenho

  • Volkswagen Gol 1.0 – 20,0 segundos e 137 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 (AE) – 12,9 segundos e 154 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 – 11,9 segundos e 160 km/h
  • Volkswagen Gol 1.8 – 10,3 segundos e 163 km/h
  • Volkswagen Gol 1.8S – 11,3 segundos e 167 km/h
  • Volkswagen Gol 2.0 – 8,8 segundos e 185 km/h

Gol 94 – consumo

Quanto o Gol 94 faz por litro?

  • Volkswagen Gol 1.0 – 10,9/14,0 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 (AE) – 11,6/17,1 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 – 11,8/14,9 km/l
  • Volkswagen Gol 1.8 – 7,5/11,8 km/l
  • Volkswagen Gol 1.8S – 9,2/13,5 km/l
  • Volkswagen Gol 2.0 – 8,7/13,6 km/l

Gol 94 – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/iPDHUyJ

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/09/gol-94-detalhes-fotos-motor-precos.html

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Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

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