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Novo Polo 2023: primeiras impressões

O Novo Polo 2023 chega ao mercado brasileiro com proposta de ser a única opção de hatch compacto da VW por aqui, uma vez que o Gol sairá de linha e o compacto terá ainda uma opção de entrada, o Polo Track, que em breve será lançado oficialmente.

Visualmente modificado, o Novo Polo 2023 posiciona-se com redução de preço em relação à tabela anterior, mas também se reduziram alguns números, bem como se retiram alguns itens que faziam parte do pacote do hatch compacto da Volkswagen, que mantém sua produção na Anchieta.

Além disso, a VW alterou levemente a composição das versões, com a manutenção das opções MPI, Comfortline e Highline, com a GTS deixando de ser oferecida por enquanto, já que o mesmo já foi flagrado em testes. Os preços entre R$ 82.990 e R$ 109.990 não deverão durar muito, dada a alta constante do mercado.

A novidade é a opção TSI, que assume o lugar da antiga MSI, pois, o motor 1.6 16V deixou de ser oferecido no Polo, ainda que tenha sido mantido na Saveiro 2023.

O Novo Polo mantém o 1.0 MPI com 77 cavalos na gasolina e 84 cavalos no etanol, obtidos a 6.450 rpm, além de 9,7 kgfm no primeiro e 10,4 kgfm no segundo, ambos a 3.000 rpm.

Com ele, o Novo Polo 2023, vai de 0 a 100 km/h em até 13,5 segundos e 173 km/h de final.

Já o motor 1.0 TSI sofreu alterações por conta do Proconve L7, tendo seus números reduzidos, baixando para 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, ambos a 5.000 rpm, entregando 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250/4.500 (etanol) rpm.

O câmbio é manual de cinco marchas ou automático com seis marchas, não tendo mais opção até 128 cavalos.

O novo motor 1.0 TSI tem consumo de 9,6/11,6 km/l no etanol, bem como 13,8/16,5 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Novo Polo 2023 – primeiras impressões

O Novo Polo 2023 agora dispõe de um pacote visual que o deixou mais aceitável, com faróis de LED com espelhos das parábolas novos, assim como o formato das próprias lentes.

A grade agora não tem frisos e sim uma abertura mais aberta, sustentando o novo logotipo da VW, deixando o conjunto superior agradável visualmente.

Já o para-choque adota um visual mais fluido com frisos cromados envolventes, mas ele elimina faróis de neblina, mesmo na Highline, enquanto poderia dispor pelo menos de luzes em LED na forma dos frisos cromados nas laterais do protetor.

As rodas de liga leve agora são somente de aro 16 polegadas nas versões mais caras, ganhando um desenho mais aerodinâmico, com tons mais escuros na Highline.

Nas imagens, e depois confirmadas na ficha técnica, o Novo Polo 2023 perdeu os discos de freio traseiros, que existiam nas versões Comfortline e Highline.

O nome Polo ao centro, na traseira, segue a nova disposição da marca em identificação de produto, com o para-choque ganhando linhas mais suavizadas.

As lanternas não são em LED, mas recebem nova disposição de luzes que reforçam a mudança do produto e também sua esportividade.

Dentro, a tal mudança no painel do Novo Polo 2023, que muitos leitores questionaram, tem um aplique que imita fibra de carbono, mas não há material soft sobre o conjunto, mantendo-se o plástico duro.

As portas receberam tecido e o mesmo reveste toda a parte central, indo até à junção com os batentes.

Já o cluster em dois tamanhos marcam as opções TSI, Comfortline e Highline, mas a MPI se juntará ao Polo Track com conjunto analógico.

A VW Play tem novos apps em sua tela de 10 polegadas, mas eles não são tão funcionais assim.

O ar condicionado digital dá uma nova cara ao conjunto, mas o carregamento indutivo é uma boa adição, apesar das duas entradas USB-C acrescentadas, uma vez que pouca gente usa tais conectores, sendo o USB-A ainda mais difundido.

O volante no padrão do Nivus é bom, tendo aro espesso e boa empunhadura, enquanto a alavanca de câmbio segue o padrão iniciado no T-Cross, com pomo brilhante com posição de marchas.

Segundo a VW, os bancos foram redesenhados e possuem boa aparência, mas não percebemos mudanças importantes, visto termos ficado pouco tempo em seu interior.

No mais, o Polo não muda, tendo tampa do porta-luvas que “cai” abruptamente ao ser solto, provocando alto ruído, enquanto atrás o espaço é mediano, apesar de ter difusores de ar.

Os demais plásticos continuam lá, sendo esse outro detalhe que não agrada no Novo Polo 2023, que segue uma tendência de simplificação de produtos da marca nos últimos anos.

Sobre o Kit Black, o Novo Polo 2023 chama mais atenção pelas rodas escurecidas em preto brilhante, cuja tonalidade não caiu bem, pelo menos não observando o carro em um local escuro, como do evento.

Retrovisores pretos, assim como a extremidade do spoiler traseiro são interessantes no pacote, combinam com as lanternas em preto, com a nova iluminação.

Por dentro, poucas mudanças, entre elas as soleiras personalizadas, além dos tapetes de borracha.

Com essa proposta, o Novo Polo 2023 quer juvenescer diante da concorrência, com uma proposta mais austera em relação ao anterior.

Poderia ter oferecido mais, coisas como alerta de frenagem com frenagem automática, oferecendo somente a frenagem pós-colisão.

Também poderia ter airbags de cortina como os rivais, não se apoiando apenas na classificação do Latin NCAP com seus 5 estrelas.

Agora, veremos como o Novo Polo 2023 será recebido pelo mercado e aguardar pelo que virá (ou deixará de ser oferecido) na proposta do Polo Track.

Novo Polo 2023 – Galeria de fotos

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Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

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