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Civic 2014: detalhes, versões, motor, consumo

O Honda Civic 2014 foi o penúltimo ano/modelo do sedã médio da marca japonesa, que chegou ao mercado com algumas novidades em sua nona geração.

O modelo mantinha uma arquitetura derivada da oitava geração, onde o famoso New Civic mudou o produto da água para o vinho, ainda que não tido sucesso nas gerações posteriores.

Fabricado em Sumaré, região metropolitana da Campinas, no interior de São Paulo, o Civic 2014 foi oferecido nas versões LXS manual ou automática, mas também ganhou duas novas opções: LXR e EXR.

Equipado com motores i-VTEC 1.8 e 2.0, o Honda Civic manteve seu perfil de bom moço, compartilhando a mecânica com o primeiro Honda HR-V e também com o Honda CR-V da época.

O sedã da Honda também tinha transmissão automática de cinco marchas, apesar de a manual ter seis velocidades.

Civic 2014 – novidades

O Civic 2014 estreou as versões LXR e EXR, que praticamente substituiu as versões LXS e EXS anteriores, tendo ainda como novidade a transmissão manual de seis marchas.

Esta entrou no lugar da antiga com cinco velocidades, sendo que ainda o Civic 2014 ganhou sistema de conexão Bluetooth, chave do tipo canivete e revestimento da parte interna do porta-malas.

Tais foram adicionados à versão LXS, que tinha motor 1.8 de até 140 cavalos e opção de câmbio manual de seis marchas ou automático de cinco velocidades.

O Civic LXS tinha 17,5 kgfm na gasolina e 17,7 kgfm no etanol, além de 139 cavalos no derivado de petróleo.

Já as versões LXR e EXR eram equipadas com motor 2.0 16V de 150 cavalos na gasolina e 155 cavalos de etanol, além de 19,3 kgfm no primeiro e 19,5 kfgm, sendo disponibilizado apenas com câmbio automático.

Com 4,52 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,45 m de altura e 2,67 m de entre eixos, o Civic 2014 tinha 449 litros no bagageiro, além de bom espaço interno, com bancos largos e confortáveis, além de boa área envidraçada.

Lançada em 2011, a nona geração do Honda Civic foi produzida em vários países, entre eles EUA, Japão, Canadá, China, Turquia, Taiwan, Tailândia, Malásia, Brasil e Vietnã.

Tendo tanque de 57 litros, o Civic tinha suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, garantindo assim uma dinâmica de condução agradável.

Com direção elétrica, o Honda Civic tinha um sisteam chamado VSA, que integrava a direção com o controle de estabilidade.

Assim, quando o carro tinha tendência de sair de frente ou de traseira, o sistema tornava o volante mais pesado para o lado que não se deveria virar e mais leve para o lado certo, facilitando assim a correção feita pelo motorista.

Com duplo cockpit, o Civic herdou do New Civic o painel com conta-giros analógico abaixo do velocímetro digital, tendo uma posição de dirigir muito boa, assim como uma resposta ao acelerador condizente com a proposta.

Tendo carroceria bem fluida, o Civic de nona geração era um carro com baixa arrasto aerodinâmico, com cx de 0,28 somente.

Em relação ao New Civic, o modelo pouco cresceu, mas o entre eixos ficou menor, melhorando o comportamento em curvas e desvios de direção.

A suspensão tinha um bom comportamento e filtrava bem as irregularidades, garantindo ainda mais conforto ao sedã médio da Honda.

Civic 2014 – detalhes

O Civic 2014 tinha um design fluido e com frente baixa, que portava faróis duplos com lanternas e repetidores de direção, tendo ainda grade com frisos pretos e moldura cromada com o logotipo da Honda.

O para-choque era pronunciado com faróis de neblina circulares com molduras, além de grade inferior dividida em três partes.

Nas laterais, as rodas de liga leve eram de aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16, tendo ainda retrovisores e maçanetas na cor do carro, com a EXR tem estas últimas cromadas.

Os retrovisores também eram rebatíveis eletricamente e tinham repetidores de direção, enquanto as janelas tinham molduras pretas, com teto solar elétrico na EXR, além de antena pronunciada.

Na traseira, as lanternas eram compactas e tinham extensões iluminadas sobre a tampa do porta-malas, que sustentava a placa com iluminação.

Havia ainda câmera de ré na tampa, enquanto o para-choque era liso e sem detalhes pronunciados.

Dentro, o Civic 2014 o interior tinha dois tons em cinza e bege, com o painel mantendo o padrão de duplo cluster, com conta-giros analógico com luzes-espia, enquanto a parte superior tinha velocímetro digital, nível de combustível e temperatura da água por luzes.

Ao lado, havia um display chamado i-Mid com reprodução da câmera de ré e também de informações de mídia, tendo logo abaixo o sistema de áudio com Bluetooth e CD player.

Mais abaixo, o ar condicionado manual ou automático, tendo ainda entrada USB e auxiliar mais abaixo, com fonte de 12V, tendo o console seletor reto para o câmbio automático e alavanca curta para o manual.

O freio de estacionamento era manual e curto, enquanto o porta-copos ficava atrás dele, junto ao apoio de braço central.

Os difusores de ar eram compactos e havia o botão do Econ lado esquerdo do painel, onde a coluna de direção tinha ajuste em altura e profundidade, com assistência elétrica e conexão com controle de estabilidade.

Já o volante em couro era multifuncional com comandos do computador de bordo, comandos de telefonia e também controle de cruzeiro. Havia multimídia com tela de 5 polegadas com imagens da câmera de ré.

Os bancos eram em tecido na versão LXS, com couro cinza na LXR em cinza-escuro e cinza-claro na EXR, com ajuste de altura para o banco do motorista e elétrico no caso da versão topo de linha.

As portas tinham acabamento em couro com comandos dos vidros elétricos com one touch para motorista, além de comandos dos retrovisores elétricos e rebatimento do mesmo.

No teto, alças, para-sois com espelhos iluminados e retrovisor interno dia e noite ou eletrocrômico, tendo ainda teto solar elétrico na versão topo de linha, além de luzes de leitura e iluminação central.

O banco traseiro era bipartido e tinha cintos de 3 pontos, como em todos os assentos, além de Isofix.

Havia ainda apoios de cabeça e apoio de braço, bem como apoio de braço central, tendo ainda difusores de ar traseiros e travas de segurança para crianças e bloqueio eletrônico dos vidros.

O sistema de som tinha quatro alto-falantes e dois tweeters, além de vidros verdes, vidro térmico traseiro e para-brisa degradê.

O porta-malas tinha abertura interna, assim como o bocal do tanque, com espaço de 449 litros e iluminação.

Civic 2014 – versões

 

  • Honda Civic LXS 1.8 Manual
  • Honda Civic LXS 1.8 Automático
  • Honda Civic LXR 2.0 Automático
  • Honda Civic EXR 2.0 Automático

Civic 2014 – equipamentos

Honda Civic LXS 1.8 Manual – Motor 1.8 com câmbio manual de seis marchas, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, vidros verdes, vidro térmico traseiro e para-brisa degradê.

Faróis duplos, bancos em tecido, freios com ABS e EDB, banco de motorista com ajuste de altura, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, alças de teto, vidros elétricos com one touch para o motorista, travamento central elétrico e retrovisores com ajustes elétricos.

Computador de bordo, display i-MID, cluster análogo-digital, sistema de som com CD player e Bluetooth, quatro alto-falantes, fonte 12V, USB, volante multifuncional, piloto automático, ar condicionado automático, direção elétrica, abertura interna do bocal do tanque e porta-malas e alarme.

Cintos de 3 pontos, apoios de cabeça, Isofix, banco traseiro bipartido, saídas de ar no banco traseiro, apoio de braço dianteiro, porta-copos, modo Econ, porta-malas com iluminação e forração, chave canivete, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e VSA.

Honda Civic LXS 1.8 Automático – Itens acima, mais transmissão automática de cinco marchas e modo Sport.

Honda Civic LXR 2.0 Automático – Itens acima, mais motor 2.0, paddle shifts, volante e alavanca em couro, bancos em couro, apoio de braço no banco traseiro com porta-copos e faróis de neblina.

Honda Civic EXR 2.0 Automático – Itens acima, mais bancos em couro bege, acabamento em dois tons, teto solar elétrico, multimídia com tela de 5 polegadas, navegador GPS, Android Auto, CarPlay, rodas de liga leve exclusivas e retrovisores com rebatimento elétrico.

Civic 2014 – preços

  • Honda Civic LXS 1.8 Manual – R$ 62.455
  • Honda Civic LXS 1.8 Automático – R$ 66.162
  • Honda Civic LXR 2.0 Automático – R$ 68.886
  • Honda Civic EXR 2.0 Automático – R$ 73.480

(*) preços da tabela Fipe – setembro/2022.

Civic 2014 – motor

O Civic 2014 era equipado com dois motores da linha R da Honda, sendo o 1.8 litro o R18 e 2.0 litros da linha R20, ambos construídos em alumínio com comando único VTEC com balancins de gerenciamento eletrônico.

Com quatro cilindros, o R da Honda tem comando acionado por corrente e quatro válvulas por cilindro, além de injeção eletrônica de combustível.

O propulsor 1.8 i-VTEC tinha 1.799 cm³ e taxa de compressão de 10,6:1 e entregando 139 cavalos na gasolina e 140 cavalos no etanol, ambos a 6.500 rpm.

Já os torques eram de 17,5 kgfm no primeiro e 17,7 kgfm no segundo, ambos a 5.000 rpm, tendo transmissão manual de seis marchas ou automática com cinco marchas e modo Sport, além de trocas manuais por paddle shifts no volante.

Nas versões LXR e EXR o motor era o R20 com as mesmas características do R18, pois, trata-se de uma linha de propulsores composta por unidades 1.6 litro, 1.8 litro e 2.0 litros.

Com 1.997 cm³ e a mesma taxa de compressão, o R20 2.0 i-VTEC com 150 cavalos na gasolina e 155 cavalos no etanol, ambos a 6.300 rpm e 19,3 kgfm no derivado de petróleo, além de 19,5 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 4.800 rpm.

Esse motor era o mesmo do Honda CR-V, sendo equipado apenas com transmissão automática de cinco marchas e tração dianteira.

Civic 2014 – desempenho

No desempenho, o Civic 2014 tinha boas respostas tanto no 1.8 quanto no 2.0, apesar da diferença de potência e tamanho dos propulsores.

O modelo com motor 1.8 ia de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos no manual, enquanto o automático precisa de 11 segundos, sendo ambos com final de 190 km/h.

Com motor 2.0, o Civic fazia o mesmo em 10,9 segundos e com a mesma final limitada em 190 km/h.

  • Honda Civic 1.8 Manual – 10,2 segundos e 190 km/h
  • Honda Civic 1.8 Automático – 11,0 segundos e 190 km/h
  • Honda Civic 2.0 Automático – 10,9 segundos e 190 km/h

Civic 2014 – consumo

No consumo, o Civic 2014 fazia uma média boa com etanol, tendo consumo de 7,4 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, no 1.8 manual.

Já o 1.8 automático tinha uma ligeira piora no consumo, fazendo isso com 6,8 km/l no urbano e 9,6 km/l no rodoviário.

Por fim, o 2.0 automatico fazia pior, com 6,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na rodovia.

No caso da gasolina, o Civic 2014 era bem mais econômico, fazendo 9,5 km/l na cidade com motor 1.8 e câmbio manual, fazendo melhor com câmbio automático, que permitia 10,5 km/l.

Já no 2.0 automático, caía para 9,2 km/l na cidade, o que ainda não era de todo ruim, mas na estrada, esta fazia 12,8 km/l.

O 1.8 manual permitia 13,4 km/l na rodoviário, mas o 1.8 automático era bem mais frugal, chegando a 14,4 km/l na estrada, o que lhe conferia teoricamente uma autonomia de 820 km.

  • Honda Civic 1.8 Manual – 7,4/10,7 km/l e 9,5/13,4 km/l
  • Honda Civic 1.8 Automático – 6,8/9,6 km/l e 10,5/14,4 km/l
  • Honda Civic 2.0 Automático – 6,5/9,4 km/l e 9,2/12,8 km/l

Civic 2014 – manutenção e revisão

A Honda tem plano de manutenção de pós-venda e revisão com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses de intervalo, o que vier primeiro no Civic 2014.

A revisão tem inspeção de itens básicos de suspensão, direção, freios, parte elétrica, sistemas de segurança, entre outros.

O serviço de revisão consiste em troca de óleo do motor, arruela do dreno, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de ar condicionado, fluido de freio, velas, correia em V, palhetas dos limpadores, etc.

Na rede Honda, são trocados ainda pastilhas de freio, fluido de freio, pneus, pivôs de direção, coxins de motor e câmbio, buchas de balança, molas, amortecedores, batentes das torres, entre outros.

A rede ainda tem serviços de funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios, alinhamento, balanceamento, cambagem, lavagem geral, limpeza oxi-sanitária, entre outros.

Civic 2014 – ficha técnica

Motor 1.8 16V 2.0 16V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1799 1997
Válvulas 4 4
Taxa de compressão 10,6:1 10,6:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 139/140 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) 150/155 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 17,5/17,7 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol) 19,3/19,5 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas e automática de 5 marchas Automática de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 16 polegadas Liga leve aro 16 polegadas
Pneus 205/55 R16 205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.525 4.525
Largura (mm) 1.755 1.755
Altura (mm) 1.450 1.450
Entre eixos (mm) 2.668 2.668
Capacidades
Porta-malas (L) 449 449
Tanque de combustível (L) 57 57
Carga (Kg) 452 452
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.238/1.272 1.294/1.306
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,28 0,28

Civic 2014 – fotos

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Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

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