Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Nivus 2020: versões, equipamentos, motor, preços

O Nivus 2020 chegou ao mercado brasileiro em maio de 2020, em plena pandemia de Covid-19, trazendo o conceito de crossover de estilo cupê e inaugurando um novo nicho no Brasil.

Ele chegou em duas versões com uma edição de lançamento, partindo de R$ 85.490, tendo exclusivamente transmissão automática de seis marchas e motor 1.0 TSI de até 128 cavalos.

Derivado do VW Polo diretamente, o Nivus também é irmão do VW Virtus e do VW T-Cross, compartilhando a plataforma modular MQB-A0 e sendo feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

O crossover se posicionou acima do Polo logo de cara, apesar de os preços serem mais coerentes inicialmente em relação ao hatch compacto premium.

O Nivus gerou uma versão europeia, chamada Taigo, assim como foi vendido na Argentina e Uruguai com transmissão manual de cinco marchas e motor 1.0 TSI mais fraco, mas não durou muito.

Nivus 2020 – novidades

VW Nivus 2021

 

O Nivus 2020 trouxe como novidade, o estilo de carroceria mais longa coim a base do Polo, tendo colunas C bem inclinadas e lanternas traseiras em máscara negra.

Com estilo próprio, o Nivus também apresentou design próprio na frente, com faróis full LED de série, assim como rodas de liga leve aro 16 ou 17 polegadas, lanternas em LED e sensor de estacionamento.

Por dentro, o ambiente é focado na digitalização, com cluster digital de 10,25 polegadas, além de multimídia com tela de 10 polegadas com sistema VW Play.

O dispositivo tem aplicativos dedicados de parceiros da VW, tendo ainda Wi-Fi, conexão 4G do smartphone, Waze nativo, entre outros.

Ar condicionado digital, assim como um novo padrão de volante foram adicionados, com bancos em couro, paddle shifts, alerta de fadiga, direção elétrica, entre outros.

VW Nivus 2021

Além disso, trazia a opção de piloto automático adaptativo, sistema autônomo de frenagem de emergência, fora a frenagem pós-colisão.

Com 415 litros no bagageiro, o Nivus chegou com porta-malas equivalente ao do T-Cross, mas sem o ajuste de banco deste para ter mais ou menos espaço.

O Nivus era oferecido nas versões Comfortline e Highline, com a Launch Edition tem itens exclusivos, como apliques externos em preto brilhante, tal como nos retrovisores, rodas, teto, defletor de ar e as cores vermelho Sunset ou cinza Moonstone.

Na mecânica, o motor 1.0 TSI de 3 cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível flex, é a motorização padrão do crossover, tendo 16 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, além de 20,4 kgfm.

A transmissão é automática de seis marchas com mudanças manuais no volante ou alavanca, além de modo Sport, sendo um conjunto com o 1.0 TSI, padronizado para modelos da VW, incluindo o VW Taos.

VW Nivus 2021

Tendo suspensão McPherson na frente, eixo de torção atrás e tanque de 52 litros, o Nivus é quase 20 cm maior que o Polo e 7 cm maior que o T-Cross.

Construído sobre a plataforma modular MQB-A0, o Nivus não teve protótipos construídos, sendo seu desenvolvimento 100% digital, com simulações e testes feitos por computação.

Os apps do VW Play, Sem Parar, McDonalds, Estapar, entre outros, permitem ao motorista fazer compras e contratar serviços online, além de pagamento de alimentos consumidos no Drive Thru, por exemplo.

O Nivus 2020 não tinha chip de 4G a bordo e a VW ainda não disponibilizou esse recurso, que continua a ser uma desvantagem em relação ao sistema da Fiat.

Nivus 2020 – detalhes

O Nivus 2020 tem frente com faróis full LED, que utilizam diodos ocultos que espelham a luz em parábola multifocal, criando um efeito de luminosidade ampliada, diferente do conjunto visto no Polo GTS, por exemplo.

Com luzes diurnas em LED e piscas internos com lâmpadas comuns, o Nivus tem ainda faróis de neblina no para-choque.

Já a grade frontal tem frisos segmentados com a parte central cromada e logo abaixo o crossover tem para-choque com molduras laterais portando faróis de neblina e piscas, além de grade inferior com grelha tendo elementos segmentados.

Nas laterais, as saias de rodas e protetores inferiores das portas, apresentam acabamento plástico em preto, mas com aplique em cinza na versão Highline.

Os retrovisores possuem repetidores de direção e podem ter pintura na cor do carro ou em preto brilhante, mas sem rebatimento elétrico.

Há badge lateral com a versão do modelo, assim como maçanetas na cor do carro e colunas com acabamento preto, bem como barras de teto com acabamento cinza e teto em preto no pacote Launch Edition.

O defletor de ar na tampa do bagageiro podia ser em preto brilhante e a vigia tem lavador e limpador, assim como desembaçador.

Os vidros são verdes, com o para-brisa sendo degradê, tendo ainda antena em estilo tubarão no teto e com pintura em preto brilhante.

Já as lanternas em LED possuem lentes em preto brilhante, fusionando-se com a tampa e o logotipo da VW, que já era do novo, agora preto.

As rodas de liga leve eram aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17, tendo ainda freios a disco nas quatro rodas.

Dentro, o interior tem painel com aplique central em preto brilhante, assim como cluster digital Active Info Display de 10,25 polegadas, com função mapa 3D do Waze, já que o mesmo é nativo.

Ele tem três visualizações de informação e pode ser manipulado tanto pelo volante quanto pela multimídia.

Esta é a VW Play, um desenvolvimento nacional da VW para operar aplicativos dedicados de parceiros da marca, incluindo até ouvir podcasts ou mesmo audiobooks.

Com câmera de ré, além de Waze e outros apps nativos, a VW Play tem dispositivo de Wi-Fi para diversos aparelhos móveis, mas usa o plano de dados dos smartfone.

Abaixo, o ar condicionado automático Climatronic garante o conforto, assim como há uma conexão USB e espaço para celular.

O volante em couro surgiu com novo padrão, tendo aro mais espesso e melhor empunhadura, tendo ainda comandos do cluster, mídia, telefonia e piloto automático adaptativo com seus recursos, entre eles o espaço de detecção do veículo à frente.

Com assistência elétrica, a direção tem paddle shifts e ajustes em altura e profundidade, enquanto o console central tem alavanca estilizada no padrão “DSG”, além de seletor com modo Sport e opção de trocas manuais.

O botão de partida fica perto da alavanca de câmbio, tendo ainda fonte 12V próxima e freio de estacionamento manual.

Entre os bancos, apoio de braço com porta-objetos, além de entrada USB traseira e difusores de ar.

As portas têm revestimento em tecido na parte central e possuem comandos tipo one touch para vidros elétricos, portando ainda comandos dos retrovisores elétricos e travas elétricas das portas.

Na parte de baixo do painel, botão clássico de faróis do Nivus, assim como porta-luvas com iluminação.

Os bancos em tecido ou couro possuem padronagens específicas para o Nivus, que incorpora ajuste de altura para o assento do motorista e rebatimento completo do encosto do passageiro.

O banco traseiro é bipartido com apoios de cabeça e cintos completos, além de engates para cadeirinhas infantis com Isofix ou Top Tether, com ancoragem na parte traseira do encosto.

No teto, retrovisor interno eletrocrômico, para-sóis com espelhos iluminados e luzes de leitura dianteiras e traseiras.

Já o bagageiro tem 415 litros, iluminação e tampa com abertura elétrica, além de revestimento completo em tecido.

Nivus 2020 – versões

VW Nivus 2021

  • Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI
  • Volkswagen Nivus Highline 200 TSI
  • Volkswagen Nivus Launching Edition 200 TSI

Nivus 2020 – equipamentos

VW Nivus 2021

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI – Motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas, mais para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, repetidores de direção nos retrovisores, rodas de liga leve aro 16 polegadas e pneus 205/60 R16.

Faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, antena estilo barbatana, limpador e lavador traseiro, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, vidros verdes, retrovisores elétricos, vidros elétricos, travas elétricas, ar condicionado e direção elétrica.

Coluna de direção ajustável em altura e profundidade, volante multifuncional, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, freios ABS com EDB, seis airbags e sensor de estacionamento traseiro.

Alarme, multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, projeção para Android Auto e CarPlay, câmera de ré, entradas USB, Bluetooth, auxiliar, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados e retrovisor interno dia e noite.

Bancos em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, difusores de ar traseiros, cintos completos, apoios de cabeça, Isofix, Top Tether, banco traseiro bipartido, sistema de som com quatro alto-falantes, iluminação no porta-malas e abertura interna do mesmo.

Computador de bordo, aplique do painel em cinza, suporte para celular com carregador USB, fonte 12V, piloto automático, porta-copos, abertura interna do bocal do tanque, piso do assoalho ajustável no bagageiro, entre outros.

Opcionais: sistema autônomo de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo e volante multifuncional de couro com paddle shifts para troca de marchas.

Volkswagen Nivus Highline 200 TSI – Itens acima, mais faróis de neblina em LED, ar-condicionado digital, botão de partida, acesso com chave presencial, piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.

Multimídia de 10 polegadas, aplicativos, Wi-Fi, internet 4G (do celular), bancos de couro, cluster digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 205/55 R17, sensores crepuscular, sensor de chuva e sensor estacionamento dianteiro.

Alerta de fadiga e paddle shifts para troca de marcha no volante.

Volkswagen Nivus Launching Edition 200 TSI – Itens acima, mais badges em preto, teto em preto brilhante, retrovisores em Black Piano, rodas escurecidas e apliques externos em cinza.

Nivus 2020 – preços

  • Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 113.057
  • Volkswagen Nivus Highline 200 TSI – R$ 125.291
  • Volkswagen Nivus Launching Edition 200 TSI – R$ 126.544

(*) preços da tabela Fipe – setembro/2022.

Nivus 2020 – motor

VW Nivus 2021

O motor EA211 faz parte da gama de propulsores da VW e está no Nivus 2020 desde seu lançamento, tendo um bloco de alumínio pesando 12 kg, tendo cabeçote em mesmo material com duplo comando variável de abertura e tempo de válvulas.

Com duplo circuito de refrigeração, o 1.0 TSI tem ainda injeção direta de combustível em alta pressão, além de bobinas individuais e turbocompressor com intercooler, este com resfriamento a ar na frente do propulsor.

Tendo comandos acionados por correia dentada de lubrificação e vida útil do motor, sem exigir a troca, exceto em caso de avarias no propulsor.

Oferecendo pré-aquecimento do combustível para partida a frio, o 1.0 TSI é um propulsor versátil que entrega bom torque em baixa e rápida reação ao pedal de acelerador.

Com 999 cm³ e 10,5:1 de taxa de compressão, o 1.0 TSI do Nivus 2020 entrega 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos com etanol, tendo ainda torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm.

Trabalhando com a transmissão automática Aisin AQ-160F de seis marchas, conhecida como Tiptronic, o Nivus tem conversor de torque e mudanças manuais na alavanca ou paddle shifts, além de modo Sport.

Nivus 2020 – desempenho

  • Volkswagen Nivus 200 TSI – 10 segundos de 0 a 100 km/h
  • Volkswagen Nivus 200 TSI – 189 km/h de velocidade final

Nivus 2020 – consumo

  • Volkswagen Nivus 200 TSI – etanol – 8,3/10,1 km/l
  • Volkswagen Nivus 200 TSI – gasolina – 12,1/14,2 km/l

Nivus 2020 – manutenção e revisão

O Nivus 2020 tinha plano de manutenção com as três primeiras revisões grátis, tendo o intervalo entre elas, 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro.

O serviço consiste em inspeção de diversos itens, entre eles motor, câmbio, suspensão, direção, freios, sistema de segurança e parte elétrica.

Na revisão, troca-se óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, correia em V, fluido de freio, filtro de ar de pólen e limpadores do para-brisa.

Há também troca de itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, pneus, discos de freio, buchas de bandeja, coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, batentes das torres, molas, amortecedores, entre outros.

Já na revenda VW, há também serviços como alinhamento, balanceamento, funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios, lavagem, limpeza oxi-sanitária, entre outros.

Nivus 2020 – ficha técnica

Motor 1.0 TSI
Tipo
Número de cilindros 3 em linha
Cilindrada em cm3 999
Válvulas 4
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica Direta, turbo
Potência máxima 116/128 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Automática de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 17 polegadas
Pneus 205/55 R17
Dimensões
Comprimento (mm) 4.266
Largura (mm) 1.757
Altura (mm) 1.493
Entre eixos (mm) 2.566
Capacidades
Porta-malas (L) 415
Tanque de combustível (L) 52
Carga (Kg) 451
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.199
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

Nivus 2020 – fotos

VW Nivus 2021 VW Nivus 2021 VW Nivus 2021 VW Nivus 2021 VW Nivus 2021 VW Nivus 2021 VW Nivus 2021 Via Notícias Automotivas https://ift.tt/d0FnYSB

from Blogger https://ift.tt/WkFMVTX
via IFTTT

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: