Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Polimento de Farol

Olá, motorista! O farol de seu veículo parece estar mais fraco? Sem capacidade de iluminar pontos distantes na estrada? Ele aparenta estar muito embaçado?

Não se preocupe, pois isto é bastante normal. O seu farol provavelmente está danificado em sua camada superficial, e esta parte é um revestimento fino de resina que protege a iluminação de seu carro. Depois de um certo tempo, ela começa a ficar arranhada e isso atrapalha a passagem de luz, acontecendo independentemente do tipo de material dos seus faróis, vidro ou acrílico.

Felizmente, a solução é bem mais fácil do que parece, você simplesmente precisa polir o farol de seu veículo. Portanto, continue lendo para saber tudo sobre esse assunto e sair com faróis em perfeitas condições!

Farol de vidro

Como já foi falado anteriormente, existem dois tipos de farol, e um deles é de vidro. Grande parte dos automóveis quando saem de fábrica, são utilizados faróis com lente de vidro, e isso foi padronizado por muito tempo pelas grandes marcas. É muito importante entender que existem benefícios e malefícios em usá-los.

Algumas vantagens são:

  • Tem uma alta resistência e durabilidade maior;
  • Em seu aspecto visual ela não se altera, independente dos danos, sua luminosidade alcançando distâncias maiores.

No entanto, é necessário saber suas desvantagens também, que são:

  • Consideravelmente mais caras;
  • São bem robustas, então sempre fique atento e seja cuidadoso ao instalar;
  • Mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras na lente;
  • Alguns sedimentos, como pedras, também podem ocasionar danos ao material.

Farol de acrílico

Agora que já sabe tudo sobre o farol de vidro, vamos aprender como funciona a lente de acrílico. Todos sabemos que esse elemento é um tipo específico de plástico, então, é consideravelmente mais barato. Por isso, existem montadoras que andam preferindo implementar este material e substituindo o vidro nos faróis de veículos. Por serem bem mais em conta, o acesso a elas em lojas é extremamente fácil comparada ao concorrente, sem contar que resistirá melhor a mudanças de clima e pedras que colidirem com o farol.

Existem desvantagens também, por exemplo, depois de um bom tempo de uso a coloração pode mudar, tornando-se opacos mais facilmente. Também, o plástico absorve muita luz, e com isso ele não consegue refletir tanta iluminação quanto o vidro.

Como polir o farol?

Primeiramente, vamos precisar de produtos para realizar essa tarefa, como: estopa, panos de tecido, algodão/microfibra e lixas d’água de numeração entre 1000 e 2500, pois estas são perfeitas para superfícies mais frágeis, que precisam de um cuidado maior para não as riscar e nem as manchar. Sem contar que é extremamente necessário a massa de polir e coisas básicas como: uma fita crepe, um borrifador, sabão e água.

Tudo isso você pode encontrar em lojas de vendas em geral, estabelecimentos de materiais de construção, no seu próprio mecânico ou em comércios com artigos automobilísticos, mas imagino que a maioria desses itens você possa achar no armário de casa.

Para poder polir, é sempre importante achar um local perfeito para isso. É essencial este lugar ter sombra, com a finalidade de gerar um conforto a você ou a quem for executar o polimento. Mas lembre-se, a luz do dia é uma grande ajuda para enxergar o que está sendo feito e reserve uma parte do dia para se dedicar a isso, pois o procedimento pode demorar um bom tempo.

É extremamente importante lavar corretamente as lentes dos faróis, por isso, utilizando uma mangueira com água e sabão da sua escolha, você removerá todo tipo de sujeira que contém na superfície. Em seguida, você irá secar e continuar o processo. Coloque fitas crepe separando áreas de contato do farol com o resto carro, mas se preferir pode utilizar fita isolante. Comece a borrifar água pela face do farol, mas não precisa encharcar a lente, só é necessário a umedecer.

Nesse momento, você vai começar o trabalho de verdade: inicie a passagem da lixa de maneira circular e delicada e vá fazendo isso na superfície inteira. Faça intervalos para borrifar água, assim evitando danos no acrílico.

Refaça esse processo inúmeras vezes e no final use a lixa mais fina que tiver ao seu dispor para concluir de maneira primorosa. Vá concluindo ao reparar o clareamento do seu farol. Finalizando essa etapa, você irá utilizar a massa de polir para fazer o acabamento, portanto, comece esparramando o item na superfície da lente e novamente faça gestos circulares, só que dessa vez com a estopa. Após secar, você irá polir fazendo mais uma vez movimentos circulares e usando um pano de algodão. Quando terminar essa última fase, irá perceber a lente brilhando!

Conclusão

Neste artigo, foi explicado informações sobre o porquê do seu farol parecer impotente, também a importância do polimento, as principais diferenças entre um farol de vidro e um de acrílico, e foi instruído a você todo o passo a passo de como polir e deixar a superfície dos faróis parecendo novas de fábrica!

source https://doutormultas.com.br/polimento-de-farol/

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/10/polimento-de-farol.html

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: