Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Nissan pressiona Renault para recompra de ações

A Nissan quer mudar as coisas em sua relação com a Renault e obter com isso algum dinheiro para seguir seu caminho, ainda que atrelado à montadora francesa.

Segundo a Reuters, a montadora japonesa estaria pressionando a Renault para reduzir sua participação na empresa nipônica para um mínimo possível, algo em torno de 15%.

Nesse caso, o percentual vendido pela Renault poderá ser recomprado pela Nissan, que considera levantar fundos para fazer a operação e assim nivelar os negócios entre as duas empresas.

Aí, a Nissan pressiona com um possível investimento na divisão de negócios de carros elétricos da Renault, mas apenas se a francesa concordar em ceder parte do controle de volta à origem.

Segundo a fonte da Reuters, que pediu anonimato, já que as negociações não são públicas, a aliança não seria prejudicada pela mudança na sociedade, que hoje tem 43% das ações da Nissan nas mãos da Renault.

Isso significa que a japonesa precisará de fundos externos para recomprar nada menos que 28% da participação da Renault, que pode ser bem capitalizada com a redução da participação acionária.

Outra informação, divulgada pelo Wall Street Journal e replicada pela Bloomberg, diz que a Renault estaria propensa a reduzir sua participação na Nissan, o que seria um bom sinal para a japonesa.

A publicação cita pessoas familiarizadas com as negociações, que podem ajudar a Renault a separar suas operações de carros comuns daquela de carros elétricos, vislumbrando um aumento expressivo de capital com a nova empresa.

Para isso, a Renault precisa de muito dinheiro e isso pode exigir esforços que a montadora não pode fazer sem apertar o cinto, ainda mais com prejuízos recentes, especialmente em seu negócio perdido na Rússia.

As duas empresas seguem com uma aliança que, por vezes, foi conturbada, desde o início com uma reestruturação agressiva da Nissan até o recente escândalo envolvendo Carlos Ghosn.

[Fonte: Reuters]

Agradecimentos ao Rogério.

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/eYKf1RB

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/10/nissan-pressiona-renault-para-recompra.html

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: