Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

O que é Ciretran?

O Ciretran é um órgão público que presta apoio ao trânsito, e busca organizar as vias urbanas e garantir que o trânsito flua com rapidez e segurança. O Ciretran atua nos municípios e no interior dos estados.

Basicamente o Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) é um órgão do Detran que atua nos municípios e possui autoridade para exigir e impor a obediência e garantia de cumprimento da legislação de trânsito brasileira, no âmbito da sua jurisdição.

Desta forma o Detran conta com o apoio do Ciretran em diversas cidades, e assim os serviços não ficam centralizados apenas num local, permitindo que o usuário possa resolver questões com o Detran se dirigindo ao Ciretran da sua região.

Qual a função do Ciretran?

O Ciretran é responsável por proporcionar segurança nos horários de pico das cidades, que é o horário de maior fluxo de veículos, é responsável também por orientar os motoristas nos trajetos de ruas e avenidas e permanecem em alguns pontos específicos dando orientação e assistência aos motoristas e pedestres, através dos agentes de fiscalização de trânsito.

O Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) é um representante do Detran, então presta todos os serviços aos motoristas e proprietários de veículos. Qualquer pendência ou solicitação que envolva CNH, documentação de veículos e multas poderá ser realizada e resolvida no Ciretran da cidade ou município.

Quais atividades e serviços realizados pelo Ciretran?

No Ciretran é possível consultar multas recebida, é possível entrar com recurso para cancelamento de multa, todo tipo de regularização de IPVA, seguro DPVAT, emplacamento de veículos, emissão da CNH além de outros como apreensão de veículos ou da habilitação.

Consultar sobre multas recebidas, consultar sobre pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), informações constantes do arquivo sobre os veículos, imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), licenciamento de veículos, registro de veículos automotores, seguro obrigatório (DPVAT), emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apreensão de CNH, apreensão de veículos (caminhões, ônibus, motos, táxis, vans de transporte escolar, etc.), liberação de documentos e de veículos, entre outros.

Serviços oferecidos online

Hoje em dia muitos serviços foram digitalizados e facilitados e podem ser realizados online pelo site do Detran do estado e região e lá realizar as solicitações, não sendo mais necessário o comparecimento nas unidades de atendimento.

No site do Detran de cada estado encontramos os seguintes serviços disponíveis para serem realizados online: agendamento de exame médico e toxicológico, renovação da CNH, primeira habilitação e autorização para conduzir ciclomotor (ACC), agendamento de exame teórico, certidões e autenticidade da carteira nacional de habilitação, consulta de pontos na CNH, solicitação de curso preventivo de reciclagem, alteração de dados e segunda via da CNH, solicitação de CNH digital, habilitação para outro tipo de veículo, consulta e atualização de endereço, dirigir no exterior, suspensão e cassação da habilitação, acompanhamento de serviços da CNH, cartão para estacionamento em vaga especial, documento do veículo, pesquisas e certidões, transferência de veículos e mudança de endereço, registro de veículo 0km, compra e venda de veículo, veículo danificado ou quitado, veículo danificado ou recuperado, liberação ou desbloqueio de veículo, defesa e recurso de multa, consulta de multas e solicitação de segunda via.

Dessa forma, o Ciretran e o Detran online abrangem serviços digitais que são divididos em três categorias que envolvem a Carteira Nacional de Habilitação CNH, veículos e infrações.

Diferenças entre Contran, Detran e Ciretran

Visando maior controle e eficácia na regulação e fiscalização das leis de trânsito esses três departamentos foram criados para realizarem planejamentos a fim de normatizarem o trânsito no Brasil.

O órgão máximo normativo do Sistema Nacional de Trânsito é o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que possui sede em Brasília e é responsável por estabelecer normas e diretrizes que regulamentam a política nacional de trânsito do Brasil, gerindo e coordenando o Detran e o Ciretran.

São exemplos de atribuições do Contran: multas por infrações fora do seu estado de origem, criar regras e procedimentos de habilitação até o licenciamento e regras de segurança para montagem e fabricação de veículos.

O Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) é o órgão que administra e fiscaliza o tráfego de veículos, além da formação dos condutores, fiscaliza a aplicação das leis, busca impor a ordem nas vias públicas, promovendo a segurança dos motoristas e pedestres.

E por último o Ciretran que é um braço do Detran nos municípios e cidades do interior do estado oferecendo os mesmos serviços e tendo as mesmas funções do Detran.

Espero ter esclarecido as diferenças entre esses órgãos e o papel de cada um para a ordem da nossa sociedade. O Ciretran exerce um papel importante para a segurança do trânsito e educação dos condutores, facilitando o atendimento e o acesso das pessoas aos serviços do Detran.

source https://doutormultas.com.br/o-que-e-ciretran/

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/10/o-que-e-ciretran.html

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: