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XRE 2021: modelos 190 e 300, versáteis e valorizadas

A Honda XRE 2021 é uma linha de motocicletas que a marca japonesa oferece no Brasil, sendo motos aventureiras de baixa e média cilindrada, bem populares no mercado motociclístico nacional.

A gama é composta pelos modelos XRE 190 e XRE 300, que utilizam motores exclusivos para sua atuação no mercado nacional, já que não existem equivalentes street ou naked com esses propulsores na Honda brasileira.

Na XRE 190, a proposta é ser um degrau acima da Honda NXR 160 Bros, sendo também uma opção antes da XRE 300, a aventureira principal da Honda, sendo ela a mais vendida de seu segmento.

Versáteis e bem valorizadas, as XRE 190 e XRE 300 possuem um bom desempenho e economia, além de robustez e confiabilidade.

A Honda produz os dois modelos em Manaus, Amazonas, com alto índice de nacionalização, sendo ambas equipadas com injeção eletrônica de combustível flex.

XRE 2021 – novidades

As XRE 2021 não tiveram mudanças em relação aos modelos da linha 2020, sendo a XRE 190 com a Special Edition, que surgiu para valorizar o produto.

A SE tinha uma exclusiva tonalidade prata-fosco e grafismos contrastantes em prata-fosco e laranja, que evidenciam evidentemente a singularidade que se espera de uma genuína Special Edition.

Com motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar, dotado de injeção eletrônica e com 190 cilindradas, empregando câmbio de cinco marchas.

Além disso, a menor das XRE, tem suspensão traseira monoamortecida e cursos longos para os dois conjuntos, que possuem rodas raiadas aros 19 e 17 polegadas, respectivamente dianteiras e traseiras.

Com discos de freio nas duas rodas, a XRE 190 tem sistema ABS de série, mas apenas na roda dianteira.

Tendo visual moderno, possui banco duplo confortável e tanque de combustível compatível com sua proposta, que inclui ainda um display digital, partida elétrica e bagageiro.

Já a XRE 300 é uma moto maior, mais encorpada e dotada de um propulsor forte, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote (DOHC).

Com carenagem integral e aerodinâmica, a XRE maior também tem suspensão elevada, freios a disco nas duas rodas raiadas e sistemas CBS pu ABS, além de versões Rally e Adventure, com a última oferecida também na XRE 190.

A XRE 190 tem motor de 184,4 cm³ com 16,3 cavalos na gasolina e 16,4 cavalos no etanol, além de 1,65 kgfm no primeiro e 1,66 kgfm no segundo.

A pequena tem câmbio de cinco marchas, assim como a XRE 300, que tem motor de 291,6 cm³ com 25,4 cavalos no primeiro e 25,6 cavalos no segundo, com 2,76 kgfm no derivado de petróleo e 2,80 kgfm no combustível vegetal.

XRE 2021 – detalhes

A Honda XRE 2021 tem dois modelos e a XRE 190 chama atenção por sua carenagem envolvente com para-lama superior incorporado ao conjunto, sendo essa a principal marca da família XRE.

Tendo aletas laterais junto ao tanque, a XRE 190 tem farol com moldura envolvente e cluster digital, além de guidão largo em aço com comandos de piscas, buzina, pisca-alerta, corta-corrente, partida, acelerador, embreagem, freio dianteiro e farol.

Com tanque de 13,5 litros, a XRE 190 tem bocal do reservatório do combustível em estilo aeronáutico, enquanto o banco duplo tem níveis diferente e revestimento macio, sendo bem confortável.

Na rabeta, alças de liga leve para o passageiro, suporte sobre a carenagem e lanterna afilada, tendo ainda piscas com lentes brancas.

O para-choque curto e alto tem refletor e iluminação da placa de registro do veículo.

Com suspensão traseira monoamortecida, a XRE 190 tem disco ventilado no sistema de freio com pinça de pistão único e sistema CBS, tendo 220 mm de diâmetro do disco, enquanto a coroa de tração tem corrente e proteção da mesma, até o pinhão.

Com roda traseira em aço e raiação de inox, a XRE 190 tem aro 17 polegadas e pneu 110/90-17, enquanto o braço oscilante tem mola helicoidal com ajuste de pré-carga, bem como amortecedor central.

O passageiro tem pedaleiras retráteis presas ao quadro, com o escapamento com silencioso em preto-fosco e protetor logo acima, no lado direito da moto.

O motor com acabamento prateado, tem cano de escape com protetor de canela em preto-fosco, enquanto as pedaleiras possuem acionadores de troca de marchas e pedal do freio traseiro e dianteiro.

Na frente, a suspensão telescópica tem bengalas cromadas e para-lama rente à roda de aço raiada com 19 polegadas, tendo pneu de uso misto 90/90-19, enquanto o freio tem disco ventilado de 245 mm com pinça de duplo pistão e sistema ABS.

Já a XRE 300 tem o mesmo estilo da 190, porém, tem como destaque o farol full LED, assim como também dispõe de piscas em LED, com lentes afiladas.

O painel digital difere daquele empregado no modelo 190, sendo maior, mas com as mesmas funcionalidades.

Com guidão alto e os mesmos comandos, a XRE 300 tem tanque de 13,8 litros, com bocal aeronáutico e banco duplo amplo e confortável.

Ela compartilha com a 190 o suporte de borracha para bauleto, além de alças de liga leve para o passageiro e lanterna estilizada, com para-lama tendo também refletor e iluminação da placa.

Mais pronunciada, a rabeta porta ainda para-lama alongado devido ao comprimento maior da XRE 300.

A suspensão também é Pro-Link com balança de alumínio e disco de freio ventilado com 220 mm e pinça de pistão único com sistema ABS.

A roda raiada de aço com aro 18 polegadas tem pneu 120/80-18 de uso misto, tendo coroa, corrente e pinhão protegidos.

Na frente, a suspensão tem bengalas igualmente sem proteção e curso elevado, com para-lama rente à roda de aço raiada de 21 polegadas com pneu 90/90-21.

O disco de freio ventilado tem 256 mm e pinça de duplo pistão com sistema ABS.

XRE 2021 – versões e cores

  • Honda XRE 190
  • Honda XRE 190 Adventure
  • Honda XRE 300 CBS
  • Honda XRE 300 ABS
  • Honda XRE 300 Rally
  • Honda XRE 300 Adventure

XRE 2021 – equipamentos

Honda XRE 190 – Motor de 190 cm³ e câmbio de cinco marchas, mais rodas raiadas de aço com aros 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, pneus 90/90-19 na frente e 110/90-17 na traseira, freios a disco com 245 mm na frente e 220 mm atrás.

Sistema de freios com ABS na frente e CBS na traseira, partida elétrica, injeção eletrônica, painel digital, suporte de bauleto, alças de liga leve, suspensão traseira monoamortecida, bocal do tanque aeronáutico, carenagem integral, guidão largo, entre outros.

Honda XRE 190 Adventure – Itens acima, mais grafismos e cores diferenciadas.

Honda XRE 300 CBS – Itens acima, mais motor de 300 cm³, radiador de óleo, rodas de aço raiadas aro 21 polegadas na frente e 18 polegadas na atrás, pneus 90/90-21 na frente e 120/80-18 atrás, farol full LED, piscas em LED, lanterna estilizada e cluster digital diferenciado.

Freios a disco com 256 mm na frente e 220 mm atrás, sistema de freios CBS, pinças de duplo pistão na frente e pistão único atrás, entre outros.

Honda XRE 300 ABS – Itens acima, mais freios com sistema ABS.

Honda XRE 300 Rally – Itens acima, mais grafismos e cores diferenciadas.

Honda XRE 300 Adventure – Itens acima, mais grafismos e cores exclusivas.

XRE 2021 – preços

  • Honda XRE 190 – R$ 20.684
  • Honda XRE 190 Adventure – R$ 21.077
  • Honda XRE 300 CBS – R$ 26.032
  • Honda XRE 300 ABS – R$ 26.032
  • Honda XRE 300 Rally – R$ 26.367
  • Honda XRE 300 Adventure – R$ 26.360

(*) Preços da tabela Fipe – outubro/2022.

XRE 2021 – motor

A XRE 2021 tinha dois motores, um para cada modelo, sendo a XRE 190 equipada com um monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar, sendo este dotado de cabeçote de OHC com comando acionado por corrente e duas válvulas.

Com injeção eletrônica flex PGM-FI, o propulsor de 184,4 cm³ tem partida elétrica, sendo construído junto ao câmbio cíclico de cinco velocidades com embreagem multidisco banhada a óleo.

O motor garante 16,3 cavalos a 8.500 rpm com gasolina e 16,4 cavalos a 8.500 rpm no etanol, enquanto os torques são de 1,65 kgfm a 6.000 rpm no derivado de petróleo e 1,66 kgfm a 6.000 rpm com combustível vegetal.

Esse propulsor é “filho único”, pois, ele é usado somente na Argentina, onde equipa a estilosa CB 190R, que usa o estilo Neo Sports Café.

Já a XRE 300 tem um motor maior, derivado do anterior propulsor da CB 300, com refrigeração a ar e dotado de radiador de óleo, tendo duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) com quatro válvulas por cilindro.

Igualmente equipado com injeção eletrônica PGM-FI flex, o propulsor tem 291,6 cm³ e entrega 25,4 cavalos a 7.500 rpm com gasolina e 25,6 cavalos a 7.500 rpm no etanol.

Os torques são de 2,76 kgfm a 6.000 rpm no derivado de petróleo e 2,80 kgfm a 6.000 rpm no combustível vegetal.

A transmissão tem cinco marchas e embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento mecânico por cabo de aço, assim como no caso da XRE 190.

XRE 2021 – desempenho

  • Honda XRE 190 – 14 segundos e 120 km/h
  • Honda XRE 300 – 11 segundos e 130 km/h

XRE 2021 – consumo

  • Honda XRE 190 – 24,0/30,0 km/l (gasolina)
  • Honda XRE 300 – 25,0/28,0 km/l (gasolina)

XRE 2021 – manutenção e revisão

A rede Honda atende a XRE 2021, que tem plano de revisão estipulado no manual do proprietário para cada modelo com intervalos entre as revisões por tempo (meses) ou quilometragem.

As revisões são feitas com inspeção de vários itens de suspensão, freios, motor, quadro, câmbio e parte elétrica, sendo assim providenciado o serviço em elevador de moto com técnico especializado.

São trocados óleo do motor, filtro de ar, filtro de combustível, fluido de freio e ajuste dos cabos de freio e embreagem, com lubrificação.

Também são trocados itens de desgaste natural, tais como pneus, pastilhas de freio, discos de freio, molas, amortecedores, cabos de acionamento, lâmpadas, entre outros.

As lojas da Honda têm ainda serviços adicionais, além de vendas de peças e acessórios, entre eles capacetes, capas de chuva, capas de moto, protetores contra queda, luvas, jaquetas, entre outros.

XRE 2021 – concorrentes

Dafra NH 190

A Dafra NH 190 é a concorrente direta da XRE 2021 no modelo de 190 cilindradas, tendo motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração líquida e 183 cm³.

Entregando 18 cavalos a 8.500 rpm e 1,6 kgfm a 7.500 rpm, a NH 190 tem câmbio de seis marchas que, com o motor refrigerado à água de quatro válvulas e potência maior, dão à aventureira da Dafra boa vantagem.

Ela tem ainda farol, luzes de posição, piscas e lanternas em LED, bem como painel digital mais moderno, a Dafra NH 190 tem ainda uma carenagem mais volumosa e atraente, porém, peca em detalhes.

O principal é o escape com silencioso baixo e cano ainda mais próximo do chão, algo que não agrada muita gente.

Apesar da roupa volumosa, o tanque de combustível é pequeno demais, tendo somente 11 litros.

Os freios não são com ABS, tendo os obrigatórios CBS, mas ainda tem suspensão traseira monoamortecida.

Yamaha XTZ 250 Lander

A Yamaha XTZ 250 Lander é a maior rival da XRE 2021 em seu modelo 300, tendo visual trail bem expressivo, tendo farol simples e emoldurado, mas com cluster digital completo acima.

Com tanque de 13,6 litros, a Lander tem aletas laterais sobre seu motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar, duas válvulas com comando no cabeçote e injeção eletrônica flex.

Ela tem ainda freios a disco com ABS, bem como suspensão elevada, tendo bengalas dianteiras protegidas e suspensão traseira monoamortecida, além de para-lama dianteiro elevado.

A Lander 250 entrega 20,7 cavalos na gasolina e 20,9 cavalos no etanol, ambos a 8.000 rpm, tendo ainda torque de 2,1 kgfm a 6.500 rpm, com câmbio de cinco marchas.

Royal Enfield Himalayan

Por preço, a Royal Enfield Himalayan é concorrente da XRE 2021 em seu modelo 300, tendo motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar e óleo, tendo 411 cm³.

Tendo 24,8 cavalos a 6.500 rpm e 3,25 kgfm a 4.250 rpm, tendo câmbio de cinco marchas, além de suspensão traseira monoamortecida, discos de freio nas duas rodas e sistema ABS de duplo canal, com desativação do ABS traseiro.

Com tanque de 15 litros, a Himalayan é uma trail projetada para longas viagens e com quadro tendo suportes e fixadores para malas, protetores e baús, entre outros.

Graças ao radiador de óleo, a troca de lubrificante só ocorre a cada 10.000 km, permitindo assim longas viagens, como ir à Patagônia ou Cordilheira dos Andes.

XRE 2021 – ficha técnica

Motor 190 300
Tipo
Número de cilindros 1 em linha 1 em linha
Cilindrada em cm3 184,4 291,6
Válvulas 2 4
Taxa de compressão 9,5:1 9,0:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 16,3/16,4 cv a 8.500 rpm (gasolina/etanol) 12,2/12,4 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 1,65/1,66 kgfm a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 1,30 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo 5 marchas 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 240 mm e disco traseiro com 220 mm Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico Garfo telescópico
Traseira Balança monoamortecida Balança monoamortecida
Rodas e Pneus
Rodas Aço raiado aro 19 polegadas na frente e aço raiado aro 17 polegadas atrás Aço raiado aro 21 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás
Pneus 90/90-19 na frente e 110/90-17 atrás 90/90-21 na frente e 120/80-18 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.075 2.195
Largura (mm) 0.821 0.838
Altura (mm) 1.179 1.215
Entre eixos (mm) 1.358 1.417
Capacidades
Bagageiro (L) ND ND
Tanque de combustível (L) 13,5 13,8
Carga (Kg) ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 127 148
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

XRE 2021 – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/uOt4UgH

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/10/xre-2021-modelos-190-e-300-versateis-e.html

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Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

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