Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Audi e-Tron 2023: conheça o SUV elétrico

O Audi e-Tron é um SUV elétrico do fabricante alemão, produzido sobre a plataforma modular MLB-evo, além de produção na Bélgica e na China.

Sendo disponibilizado em versões 50 ou 55, ambas com tração quattro, empregando assim dois motores elétricos.

Estas opções lá fora, possuem baterias de tamanho diferente, como 71 kWh na 50 e 95 kWh na 55, sendo que esta última é a oferecida no Brasil, nas versões Performance 55 e Performance Black 55.

Com tecnologias como retrovisores por câmeras no lugar de espelhos, carroceria volumosa e amplo espaço interno, o Audi e-tron também tem bom espaço no porta-malas.

Podendo ser carregado em diversos lugares, o Audi e-tron é versátil, com autonomia média e bom desempenho, dado sua potência e torque abundantes.

Audi e-Tron – novidades

Irmão dos modelos Audi e-Tron Sportback e Audi e-Tron GT, o Audi e-Tron SUV é um produto que torna a Audi um dos players do segmento premium que se apresentam com carros 100% elétricos.

Construído em aço e com partes em alumínio, o Audi e-Tron SUV não teve alterações em 2022, mas no ano passado, recebeu novas rodas de liga leve, assim como carregador de smartphone por indução e faróis Matrix LED.

Outra novidade no Audi e-Tron é o carregamento das baterias nos dois lados do carro, cujos plugues possuem portinholas automáticas.

O carregador de corrente alternada (AC) de 22 kW foi adicionado ao pacote do Audi e-Tron, permitindo recarregar a bateria em poucas horas.

Nas mudanças, os faróis Matrix LED são essenciais para uma iluminação perfeita durante a noite, mas também serve de entretenimento rápido, com projeção de frases na parece ou no pavimento.

Nesse conjunto ótico, o e-tron ilumina as faixas de rolamento nas laterais do carro, assim como ajustam o foco de acordo com as faixas e largura da via.

Os pedestres detectados recebem um facho de solo com a palavra “e-tron” e o local onde estão é iluminado nesse pacote.

Em caso de curvas, os novos faróis matriciais do Audi e-tron SUV iluminam também as convergências obrigatórias na via com antecipação.

Com autonomia de 436 km no ciclo WLTP, o e-tron é equipado com um conjunto de motores elétricos, sendo o dianteiro com 183 cavalos e 31,5 kgfm, enquanto o traseiro tem 225 cavalos e 36,2 kgfm.

Em conjunto, o Audi e-tron entrega 408 cavalos e 67,5 kgfm, permitindo ao SUV ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e com máxima limitada em 200 km/h.

Tendo consumo médio de 26,2 kWh/100 km ou 3,82 km/kWh, o Audi e-tron dispõe de baterias de lítio de 95 kWh na versão 55, que traz ainda o pacote Performance.

Com rodas de liga leve aro 19 polegadas, o Audi e-tron SUV tem ainda ar condicionado de três zonas, bancos em couro com ajustes elétricos e aquecimento, teto solar panorâmico, além de opcionalmente dispor de retrovisores por câmeras externas e telas internas nas portas.

Tendo multimídia com tela de 10,1 polegadas, dispõe de Google Android Auto e Apple CarPlay, bem como monitoramento em 360 graus, sensor de movimento, câmera de ré, monitoramento de energia, cluster digital de 12,3 polegadas, HUD e tela de 8,6 polegadas para climatização.

O SUV tem ainda banco traseiro bipartido com apoios de braço, compartimento de bagagem com 600 litros, mais 60 litros no compartimento frontal, sob o capô e acima do motor elétrico dianteiro.

A suspensão é pneumática com gerenciamento eletrônico e ajustadas por meio de modos de condução, que alteram também a direção, assim como aceleração e freios.

Na traseira, a tampa do bagageiro tem abertura elétrica e com sensor presencial sob o para-choque, além de compartimento oculto sob o assoalho.

As lanternas em LED têm iluminação inteligente e o cliente pode optar por três tipos de sinalização personalizadas antes da entrega do carro, não sendo possível alterá-las depois.

Audi e-Tron – detalhes

O Audi e-Tron tem uma carroceria fluida com faróis full LED com forma de chanfro nas extremidades, tendo ainda lentes escurecidas com luzes diurnas em LED.

A grade octogonal tem frisos verticais marcantes, além de diversos horizontais, tendo ainda o para-choque, molduras laterais triangulares e a parte inferior com abertura para refrigeração das baterias.

Nas laterais, o Audi e-tron tem como destaque as portinholas de recarga das baterias, sendo as duas funcionais de ambos os lados.

Já as rodas de liga leve aro 19 polegadas com pneus 265/45 R21, apresentam design esportivo e pinças de freio de cor laranja.

Os espelhos retrovisores apresentam máscaras pretas, assim como as molduras dos vidros e colunas, enquanto as maçanetas pronunciadas são da cor do carro.

Molduras estilizadas em preto brilhante sobre a base da carroceria, devidamente esculpida com formato aerodinâmico, reforçando o caráter esportivo do modelo.

Com colunas C largas, o Audi e-tron tem lanternas traseira full LED com design sofisticado e opcional, além de lente única sobre a tampa do bagageiro, com acionamento elétrico com sensor de presença, sob o para-choque.

Este tem moldura preta superior com refletores, assim como na parte inferior há um difusor de ar em preto brilhante.

O Audi e-tron tem também câmeras externas do monitoramento em 360 graus, assim como radar do controle de cruzeiro adaptativo e câmera no para-brisa para o sistema de leitura de faixa.

O teto é solar e panorâmico, tendo atrás uma antena de estilo barbatana de tubarão.

Por dentro, o Audi e-tron tem acabamento escurecido com painel em plataformas sobrepostas com cluster Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas, mais multimídia MMI Plus com tela de 10,1 polegadas.

Logo abaixo, há uma tela digital de 8,6 polegadas para o ar condicionado automático de quatro zonas, tendo ainda console sofisticado com apoio para mão, além de botão de marchas, modos de condução, botão de partida e outras funcionalidades.

O volante em couro de quatro raios tem comandos para mídia, telefonia, computador de bordo e cluster, enquanto uma alavanca controle limitador e piloto automático adaptativo.

A coluna de direção tem ajuste elétrico e assistência da mesma forma. Já o painel tem acabamento em alumínio e revestimento soft, com porta-luvas iluminado e resfriado.

As portas possuem design sofisticado e revestimento em tecido premium, podendo ter telas digitais acima das maçanetas internas, para o sistema de retrovisores digitais, que usam câmeras, sendo este um item opcional.

Os bancos em couro possuem ajustes elétricos com memórias para os assentos dianteiros, enquanto o ambiente tem sistema de som Bang & Olufsen com som 3D, que possui 705 watts de potência, 16 alto-falantes e amplificador de 15 canais.

Com assentos largos e confortáveis, o Audi e-tron tem aquecimento dos assentos, com o banco traseiro sendo bipartido e com apoios de braço dotado de porta-copos escamoteável.

Atrás, difusores de ar ao centro e nas colunas, são geridos por um display digital com duas zonas de temperatura individuais.

No teto, alças e luzes de leitura em LED, assim como teto solar panorâmico, para-sois com espelhos iluminados e retrovisor interno eletrocrômico, assim como os espelhos externos, que possuem ajustes elétricos.

O e-tron tem ainda vidros climatizados com acionamento one touch, bem como travamento central presencial, garantindo mais segurança.

O Audi e-tron tem suspensão pneumática ajustável de acordo com o modo de condução, mesclando assim conforto e estabilidade.

Já o bagageiro tem 600 litros, com compartimento sob o assoalho, iluminação, revestimento total em tecido e rede para amarração de bagagem.

Audi e-Tron – versões

  • Audi e-Tron Performance 55
  • Audi e-Tron Performance Black 55

Audi e-Tron – equipamentos

Audi e-Tron Performance 55 – Motores elétricos de 408 cavalos e baterias de lítio de 95 kWh, mais faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas aro 21 polegadas, pneus 265/45 R21, pinças de freio de cor laranja e difusor de ar traseiro.

Molduras externas em preto brilhante, retrovisores pretos com rebatimento elétrico e espelhos eletrocrômicos, vidros climatizados, para-brisa degradê, vidro traseiro térmico, limpador e lavador traseiro, e desembaçador do vidro traseiro e dos retrovisores.

Alarme, teto solar elétrico e panorâmico, antena em estilo barbatana, defletor de ar no teto, luz auxiliar de freio, refletores traseiros, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera frontal de leitura de faixas e radar do controle de cruzeiro adaptativo.

Cluster digital de 12,3 polegadas, multimídia MMI Touch com tela de 10,1 polegadas, HUD, display digital de 8,6 polegadas da climatização, ar condicionado com quatro zonas, direção elétrica, vidros elétricos com one touch, travas elétricas e retrovisores elétricos.

Bancos em couro, bancos dianteiros elétricos com memória, aquecimento dos assentos, entrada presencial, botão de partida, modos de condução, entradas USB, Bluetooth e sistema de som Bang & Olufsen 3D de 705 watts com 16 alto-falantes e amplificador de 15 canais.

Monitoramento em 360 graus, alerta de tráfego traseiro com frenagem, alerta de ponto cego, alerta de invasão de faixa com correção, frenagem automática de emergência, detector de pedestres e ciclistas, visor noturno, volante e alavanca em couro e apoios de braço em couro.

Sensor crepuscular, ajuste automático do facho, farol alto automático, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, para-sois com espelhos iluminados, controle de tração, controle de estabilidade, controle dinâmico de chassi, controle de descida e assistente de partida em rampa.

Airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina, freios com ABS e EDB, suspensão pneumática autoajustável, banco traseiro bipartido, luzes de leitura em LED, difusores de ar traseiros, display com controle de climatização traseiro e porta-copos no apoio de braço traseiro.

Sonorização digital de baixa velocidade, abertura automática das tampas de recarga, bagageiro dianteiro com iluminação, porta-malas com iluminação e rede de bagagem e tampa do bagageiro com acionamento elétrico e sensor de presença.

Alças no teto, acabamento em alumínio e Alcantara, detalhes em couro, porta-luvas iluminado e resfriado, Wi-Fi, câmera de ré, projeção para Android Auto e CarPlay, gestão de energia, porta-objetos sob os assentos dianteiros, cintos de 3 pontos com pré-tensionadores, apoios de cabeça ajustáveis, entre outros.

Audi e-Tron Performance Black 55 – Itens acima, mais detalhes escurecidos no exterior, rodas de liga leve exclusivas, acabamento interno escurecido e pacote S line.

Opcionais: retrovisores digitais por câmeras, lanternas full LED Matrix, faróis full LED Matrix e carregador de 22 kW Wallbox.

Audi e-Tron – preços

  • Audi e-Tron Performance 55
  • Audi e-Tron Performance Black 55

Audi e-Tron – motor e bateria

O Audi e-Tron tem dois motores elétricos síncronos com potências e torques diferentes, sendo o dianteiro com 183 cavalos e 31,5 kgfm, montado na altura do eixo, tendo diferencial de uma velocidade e semi-eixos com homocinéticas nas rodas dianteiras.

O SUV elétrico tem ainda um segundo motor, posicionado na traseira e com potência de 225 cavalos e torque de 36,2 kgfm, totalizando 408 cavalos e 67,5 kgfm.

Além dos dois motores elétricos, o Audi e-Tron tem bateria de 95 kWh com células montadas sob o assoalho, que possuem sistema elétrico de 400 volts.

No modo AC, a capacidade de recarga é de 11 kW, mas opcionalmente é possível elevar esse limite para 22 kW.

Em carregador público, a estação tem que ter até 150 kW de potência, enquanto em casa, o carregador de 7,2 kWh permite 100% de carga em 13 horas.

Audi e-Tron – desempenho

  • Audi e-Tron 55 – 0 a 100 km/h em 5,7 segundos
  • Audi e-Tron 55 – velocidade máxima de 200 km/h

Audi e-Tron – consumo

  • Audi e-Tron 55 – 26,2 kWh/100 km ou 3,81 kWh/km
  • Audi e-Tron 55 – autonomia de 436 km

Audi e-Tron – manutenção e revisão

O Audi e-Tron tem assistência numa rede específica da Audi com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro, tendo inspeção-geral do veículo antes de proceder à revisão.

A revisão consiste na troca de fluido de freio, palhetas dos limpadores, entre outros, além de itens de desgaste natural.

Nesse caso, pneus, discos de freio, pastilhas de freio, molas, amortecedores, pivôs de direção, coxins de motor, buchas de balança, buchas de barras longitudinais, batente das torres, rolamentos, entre outros.

Na rede Audi, técnicos especializados monitoram o estado da bateria e funcionamento dos motores, além de sistemas eletrônicos avançados.

A rede Audi tem serviços de reparação e remoção de bateria, assim como funilaria, pintura, alinhamento, balanceamento, cambagem, limpeza oxi-sanitária, lavagem, tratamento do couro, recall, entre outros.

Audi e-Tron – ficha técnica

Motor Elétrico
Tipo
Potência dianteiro 183 cv a 0 a rpm
Torque dianteiro 31,5 kgfm a 0 rpm
Potência traseira 225 cv a 0 a rpm
Torque traseiro 36,2 kgfm a 0 rpm
Potência máxima 408 cv a 0 a rpm
Torque máximo 67,5 kgfm a 0 rpm
Transmissão
Tipo Direta, uma marcha
Tração
Tipo Integral
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira Braços sobrepostos
Traseira Multilink
Bateria
kWh 95
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 21 polegadas
Pneus 265/45 R21
Dimensões
Comprimento (mm) 4.901
Largura (mm) 1.935
Altura (mm) 1.629
Entre eixos (mm) 2.928
Capacidades
Porta-malas (L) 660
Carga (Kg) 640
Peso em ordem de marcha (Kg) 2.730
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,28

Audi e-Tron – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/Hau67vw

from Blogger https://ift.tt/1ERA8hN
via IFTTT

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: