Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Stellantis pedirá falência da joint venture Jeep China

A Stellantis e sua ex-sócia Guangzhou Auto (GAC) pedirão falência da joint venture criada para gerir a produção e a comercialização de carros da Jeep na China.

Após o fracasso da união entre as duas empresas para manter a marca estrangeira mais antiga na China, a falência será o último ato em um caso de rompimento inédito em tempos recentes por lá.

Responsável pela produção dos modelos Cherokee, Compass e Grand Commander, a joint venture implodiu com as vendas fracas da marca que já foi feita por décadas sob a extinta Beijing-Jeep.

Com prejuízo considerável no primeiro semestre de 2022, a Stellantis decidiu por encerrar o negócio, porém, sem evitar rusgas com a GAC.

A GAC aprovou o pedido de falência do negócio orçado em US$ 1 bilhão e informou que o fim da JV Jeep China não impactará em suas finanças.

Antes de encerrar sua participação da GAC-Jeep, a Stellantis anunciou a intenção de ter 75% da joint venture no lugar de 50%, o que a lei chinesa já permite há algum tempo.

Contudo, diferente de negócios como da JAC-VW, que virou VW Co Ltd., a Stellantis não conseguiu o mesmo da Guangzhou Auto e isso teria acelerado o processo de desmantelamento do negócio.

Para termos uma ideia dos motivos pelos quais a Stellantis decidiu dispensar a GAC, em 2022, menos de 2.000 carros da Jeep foram vendidos na China e só em maio, um único veículo chegou às mãos do cliente solitário.

Insustentável ao extremo, o resultado deve ser até pior que as vendas da Jeep na Rússia sob embargo, lembrando que os carros da americana continuam sendo oferecidos no país em beligerância com a Ucrânia.

Diante das vendas irregulares na China, Carlos Tavares – CEO da Stellantis – anunciou que a Jeep será uma marca importada na China, o que parece mais lógico diante da situação.

[Fonte: ANE]

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/Hau67vw

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/11/stellantis-pedira-falencia-da-joint.html

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: