Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Ford Ka Sedan 2014-2021: versões, equipamento, motores

Ford Ka Sedan 2019
Ford Ka Sedan 2019

O Ford Ka Sedan foi um sedã compacto lançado pela marca americana com o compromisso de ser a opção de entrada para substituir o Ford Fiesta Sedan, posicionando-se abaixo do New Fiesta Sedan e do Ford Focus Sedan.

Na época de seu lançamento, a Ford tinha quatro sedãs, incluindo o Ford Fusion, sendo assim uma das marcas que mais apostavam em sedãs no mercado brasileiro.

Lançado num projeto global que originou na Índia o Ford Aspire, uma variante mais curta do Ka Sedan, este último foi a primeira aparição oficial do Novo Ka antes do lançamento e esteticamente era interessante.

Derivado do Fiesta de última geração, o Ka Sedan foi um três volumes pequeno com porta-malas de 445 litros, menor que o da concorrência, ainda que tivesse articulação em vez de pescoço de ganso.

Feito de 2014 a 2021, o Ka Sedan chegou a ter uma atualização visual e mecânica, chegando a ter três opções de motorização no Brasil, além de dois câmbios e outras novidades do produto.

Ford Ka Sedan – novidades

O Ford Ka Sedan surgiu com duas opções de motor na época do lançamento, com o chamado 3C 1.0 da Ford, um pequeno três cilindros que tinha 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol.

Com câmbio manual de cinco marchas, o Ka Sedan 1.0 tinha 10,2 kgfm no primeiro e 10,7 kgfm no segundo.

Outra opção era o motor Sigma 1.5 16V com quatro cilindros, sendo esse propulsor com duplo comando variável, como o 1.0 12V, tendo 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol, com torques de 14,6 kgfm no derivado de petróleo e 14,9 kgfm no combustível vegetal.

Inicialmente, o Ka Sedan não oferecia transmissão automática, sendo essa uma das críticas do produto, que ainda falhou de começo em não ter retrovisores elétricos e nem piloto automático, entre outros.

Assim como o Ford Ka, o sedã compacto evoluiu e teve como um dos destaques, o assistente de emergência, uma tecnologia que consistia em acionar o serviço de emergência do SAMU, pelo telefone 192.

Para isso, o dispositivo de bordo do Ford Ka Sedan usava a conexão Bluetooth do smartphone para fazer uma ligação ao 192 com localizador GPS em caso de acionamento dos airbags ou corte do combustível.

Este último se dava com impacto traseiro, o que também indicava colisão com gravidade e o atendimento do SAMU retornava a ligação, mas em caso de não comunicação com os ocupantes, localizava o carro pelo GPS enviado e acionava a ambulância.

Foi uma importante inovação de segurança da Ford em sua época, sendo seguida pela GM com o sistema OnStar pouco depois, com este último sendo mais sofisticado por dispor de concierge a bordo, desde modelos rivais como Chevrolet Onix e Chevrolet Prisma.

Com 4,25 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,52 m de altura e 2,49 m de entre eixos, o Ford Ka Sedan tinha 445 litros no porta-malas, que se destacava pela abertura usando braços articulados com amortecedores, excluindo os pescoços-de-ganso.

Isso ampliava o espaço útil no porta-malas, que já era pequeno em relação à concorrência de mesmo tamanho, como o VW Voyage, que tem 480 litros. O Logan, por exemplo, tem 510 litros.

Apesar do menor bagageiro do segmento, o Ford Ka Sedan era um carro apreciável pelo acabamento e também equipamentos a bordo, não tendo interiormente um espaço tão agradável.

A atualização em 2018 foi bem-vinda, adicionando-se uma multimídia com tela grande, porém, mantendo o MyDock Ford, que era um suporte para fixar o smartphone, funcionando como multimídia, sendo a mesma solução criada para o Fiat Mobi.

Essa multimídia era a SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, além de projeção para Apple Car Play e Android Auto, com entradas (2) USB e aplicações específicas, incluindo câmera de ré.

O Ka Sedan chegou a ter bancos em couro, partida por botão, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa e volante multifuncional.

A maior novidade, entre ajustes de suspensão e direção, foi o motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros com 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, além de 15,6 kgfm no primeiro e 16,1 kgfm no segundo.

Foi um dos sedãs compactos mais fortes do mercado com esse propulsor, que substituiu o Sigma 1.5, tendo ainda opção de transmissão automática de seis marchas com modo Sport e mudanças manuais por botão na alavanca.

Teve ainda reforço no revestimento acústico e introdução de sincronização dupla na transmissão manual de cinco marchas da Getrag, oferecida ao lado da transmissão automática.

Esta substituiu a polêmica e problemática caixa automatizada de dupla embreagem Powershift de seis marchas, que foi impedida de ir ao Ka Sedan em seus primeiros anos até que a Ford trocou a opção.

Esperava-se que o próximo Ka Sedan fosse um modelo com plataforma mais larga e com espaço interior melhor, assim como bagageiro generoso, mas tudo isso acabou em 11 de janeiro de 2011.

Nesta data, a Ford encerrou abruptamente a produção no Brasil, findando assim os modelos Ka e Ka Sedan, assim como o Ford EcoSport, além do jipão Troller T4. Também acabou com a produção de motores.

Ford Ka Sedan – detalhes

Ford Ka Sedan 2019
Ford Ka Sedan 2019

O Ford Ka Sedan tinha um forma bem tradicional com elementos estéticos que o associavam com carros maiores da marca, como o Ford Fusion, por exemplo.

Na frente, os faróis simples tinham desenho fluido e agregavam luzes de posição e piscas, enquanto a grade era ovalizada, constituída de frisos horizontais e formato hexagonal.

Dependendo da versão, tinha frisos cromados, com o para-choque tendo molduras laterais cromados e faróis de neblina, além de grade inferior ampliada.

Nas laterais, as rodas tinham 15 polegadas e pneus 195/55 R15, além de retrovisores com repetidores de direção e mesma cor da carroceria, assim como as maçanetas.

Já na traseira, as lanternas eram compactas e fluidas, esculpidas com vincos acentuados na pequena tampa do bagageiro, que tinha bom ângulo de abertura por articulação com amortecedores.

O para-choque tinha pequenos vincos e sensores de estacionamento, mas o Ka Sedan tinha câmera de ré instalada na traseira, dependendo da versão.

Por dentro, o Ka Sedan tinha painel e acabamento geral em preto, com teto e colunas claras, dispondo de volante em couro com piloto automático, comandos de mídia e também de telefonia, além de computador de bordo.

A coluna de direção com assistência elétrica era ajustável em altura, assim como o banco do motorista, enquanto o painel tinha ainda ar condicionado manual, botão de partida Ford Power e base para smartphone.

Havia duas entradas USB, bem como multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, com projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré, assistente de emergência e Bluetooth.

No console da transmissão, além das entradas USB, havia ainda uma fonte 12V. Já o porta-luvas tinha iluminação e espaço mediano.

Ao lado esquerdo do painel, comandos dos faróis e faróis de neblina, por exemplo, enquanto os ajustes dos retrovisores ficavam na coluna A do motorista, na porta.

O Ka Sedan tinha, quando completo, vidros elétricos nas quatro portas, além de travamento central elétrico e bloqueio eletrônico dos vidros traseiros, assim como mecânico das portas traseiras.

As portas tinham ainda acabamento em tecido na parte central, como os bancos, mas na versão Titanium, havia opção de couro nos assentos e portas, enquanto o banco traseiro era inteiriço, mas rebatível.

Os cintos eram de 3 pontos para todos, assim como os apoios de cabeça, além de Isofix no banco traseiro.

No teto, alças e iluminação central com luzes de leitura e espelhos nos para-sois, além de retrovisor interno dia e noite, com botão de SOS do assistente de emergência.

O sistema de som tinha quatro alto-falantes e dois tweeters, enquanto o porta-malas tinha iluminação, revestimento em carpete, destravamento elétrico e abertura com amortecedores.

O Ford Ka Sedan tinha abertura interna do bocal do tanque também.

Ford Ka Sedan – versões

  • Ford Ka Sedan SE 1.0 MT
  • Ford Ka Sedan SE 1.5 MT
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT
  • Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT
  • Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT

Ford Ka Sedan – equipamentos

Ford Ka Sedan SE 1.0 MT – Motor 1.0 12V e câmbio manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, maçanetas e retrovisores na cor do carro, ar condicionado, direção elétrica e coluna de direção com ajuste em altura.

Vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, retrovisores externos com controle interno, vidros traseiros manuais, vidros verdes, para-brisa degradê, vidro traseiro térmico, banco do motorista com ajuste em altura, MyFord Dock, Bluetooth, chave canivete, alarme, USB de carregamento e quatro alto-falantes.

Conta-giros, porta-copos, alças no teto, retrovisor interno dia e noite, cintos de 3 pontos, apoios de cabeça, Isofix, assistente de emergência, banco traseiro rebatível, travas de segurança nas portas traseiras, freios com ABS, computador de bordo, airbag duplo e cintos dianteiros com pré-tensionamento.

Ford Ka Sedan SE 1.5 MT – Itens acima, mais motor 1.5 12V.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT – Itens do SE 1.0, mais retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15, multimídia com tela de 6,5 polegadas, Android Auto e CarPlay e USB (2).

Controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT – Itens acima, Itens acima, mais motor 1.5 12V.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas com modo Sport e mudanças manuais por botão.

Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT – Itens acima, mais câmera de ré, piloto automático, rodas de liga leve e volante em couro.

Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT – Itens acima, mais seis airbags, bancos em couro, botão de partida e chave presencial.

Ford Ka Sedan – preços

  • Ford Ka Sedan SE 1.0 MT – R$ 56.452
  • Ford Ka Sedan SE 1.5 MT – R$ 58.650
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT – R$ 56.452
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT – R$ 60.231
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT – R$ 67.048
  • Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT – R$ 72.006
  • Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT – R$ 72.537

(*) Preços da tabela Fipe – agosto/2022.

Ford Ka Sedan – motor

O Ford Ka Sedan usou os motores 1.0 12V Ti-VCT com 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, além de 10,2 kgfm no primeiro e 10,7 kgfm no segundo, sendo este com corrente de comando de duplo comando variável.

No lugar do velho Sigma 1.5, surgiu o Dragon 1.5 12V Ti-VCT com 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, além de 15,6 kgfm no primeiro e 16,1 kgfm no segundo, tendo opção automática de seis marchas com modo Sport e mudanças manuais.

O Sigma 1.5 16V tinha 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol, com torques de 14,6 kgfm no derivado de petróleo e 14,9 kgfm no combustível vegetal.

Ford Ka Sedan – desempenho

Ford Ka Sedan 2019
Ford Ka Sedan 2019
  • Ford Ka Sedan 1.0 12V MT – 14,1 segundos e 166 km/h
  • Ford Ka Sedan 1.5 12V MT – 9,9 segundos e 181 km/h
  • Ford Ka Sedan 1.5 12V AT – 10,6 segundos e 181 km/h

Ford Ka Sedan – consumo

  • Ford Ka Sedan 1.0 MT – 8,9/10,4 km/l e 13,0/15,1 km/l
  • Ford Ka Sedan 1.5 MT – 8,4/10,3 km/l e 12,5/15,0 km/l
  • Ford Ka Sedan 1.5 AT – 8,4/9,9 km/l e 11,7/14,5 km/l

Ford Ka Sedan – manutenção e revisão

O Ford Ka Sedan tem plano de manutenção com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro, sendo mantidos os programas de pós-vendas após o fim da produção do modelo.

Nas revisões, inspeções de motor, câmbio, direção, freios, suspensão e sistemas de segurança são feitos, sendo ainda procedido o serviço de revisão incluso no manual do proprietário.

Nele, há troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar condicionado, velas, fluido de freio, palhetas dos limpadores, líquido de arrefecimento e correia em V.

A Ford tem ainda serviços de pós-venda com troca de itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, molas, amortecedores, buchas de balança, pivôs de direção, coxins de motor e câmbio, rolamentos, entre outros.

Nas concessionárias Ford, existem ainda de alinhamento, balanceamento, cambagem, instalação de acessórios, pintura, funilaria, recall, limpeza oxi-sanitária, lavagem geral, tratamento de couro, entre outros.

Ford Ka Sedan – ficha técnica

Motor 1.0 12V 1.5 16V 1.5 12V
Tipo
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha 3 em linha
Cilindrada em cm3 997 1499 1497
Válvulas 4 4 4
Taxa de compressão 12:1 11:1 12:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 80/85 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) 105/110 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) 128/136 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) 14,6/14,9 kgfm a 4.250 rpm (gasolina/etanol) 15,6/16,1 kgfm a 4.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automática de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 195/55 R15 195/55 R15 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.254 4.254 4.275
Largura (mm) 1.695 1.695 1.695
Altura (mm) 1.525 1.525 1.525
Entre eixos (mm) 2.491 2.491 2.491
Capacidades
Porta-malas (L) 445 445 445
Tanque de combustível (L) 52 52 51
Carga (Kg) 438 412 386 (MT) 403 (AT)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.022 1.048 1.084 (MT) 1.137 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,32 0,32 0,32

Ford Ka Sedan – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/Pwrv6OY

source https://antoniocunhalima.blogspot.com/2022/09/ford-ka-sedan-2014-2021-versoes.html

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: