Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Gol 95: versões, motor, consumo, preços, detalhes

O Gol 95 iniciou a transição do Gol quadrado para o Gol Bolinha, mudando assim de geração pela primeira vez, fazendo uma alteração necessária, dada a mudança rápida do mercado diante de newcommers e da concorrência.

No Gol 95, a geração passou a ser a AB9 que substituiu a BX, do projeto original do VW Gol, embora tenha mantido a velha arquitetura de motor e transmissão em longitudinal.

Em realidade, a base foi esticada e alargada, porém, pedais e a coluna de direção permaneceram no mesmo lugar, o que fez com que a posição de direção não fosse centrada.

Os motores AE-1000 e AP-1600/1800/2000 foram migrados para a nova geração, que recebeu uma carroceria maior, mais fluida em design e com espaço interno ampliado.

Além disso, todos os motores ganharam injeção eletrônica monoponto, com exceção do 2.0, que se mantinha com injeção multiponto desde 1989.

Gol 95 – detalhes

O Gol 95 foi disponibilizado com versões 1000i, 1000i Plus, CLi, GLi e GTi, mas também ganhou uma edição especial Roling Stones.

Com carroceria de linhas boleadas, daí o apelido de “bolinha”, o Gol 95 chegou somente com duas portas e com dimensões maiores, medindo 3,807 m de comprimento, 1,647 m de largura, 1,411 m de altura e 2,468 m de entre eixos.

Apesar de manter o porte com a geração antiga, o Gol 95 era mais largo e alto, com 285 litros no porta-malas, que passou a ter estepe sob o assoalho, outra mudança que deixou o Gol mais moderno.

Equipado com motores de origem Ford (CHT) e VW (AP), o Gol tinha 50 cavalos no 1.0 AE-1000, enquanto os Gol 95 motor AP tinham 76 cavalos no 1.6, 91 cavalos no 1.8 e 109 cavalos no 2.0 litros.

Tendo câmbio manual de cinco marchas, o hatch da Volkswagen admitiu direção hidráulica, tendo ainda ar condicionado, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricas, sistema de áudio com toca-fitas, entre outros.

O projeto AB9 contemplava ainda freios com ABS e airbag do motorista, ampliando assim a segurança do compacto feito em Taubaté, embora o mesmo tenha sido feito em São Bernardo do Campo.

O Gol tinha frente arredondada com faróis amendoadas e grade afilada com frisos pretos, enquanto o para-choque era integrado ao desenho da carroceria.

Na traseira, o Gol tinha lanternas compactas e permitiram que a tampa do bagageiro tivesse maior vão para acesso ao bagageiro.

Com portas maiores e vidros colados, o Gol tinha interior com painel envolvente, com cluster analógico, tendo ainda hodômetros digitais.

O painel tinha controles circulares do ar condicionado, assim como volante de dois raios com desenho harmônico, com porta-luvas integrado e porta-objeto sobre o mesmo.

As portas tinha comandos dos vidros elétricos e os bancos tinham revestimento com padronagem diferenciada de acordo com a versão.

O Gol GTi era a versão mais tentadora do modelo 95, com rodas de liga leve aro 14 polegadas, assim como defletor de ar na tampa traseira, enquanto os para-choques envolventes tinham faróis e lanterna de neblina.

Com escape esportivo, o GTi tinha ainda faróis duplos e grade estilizada com logotipo GTi, bem como saias laterais e antena no teto.

Dentro, o volante era em couro e os bancos esportivos Recaro tinham acabamento diferenciado, com apoios de cabeça vazados.

Com alavanca de câmbio esportiva, o Gol GTi tinha ainda pedais esportivos e porta-fitas, além de detalhes exclusivos do esportivo que sobreviveu à mudança de geração, pois, o Gol GTS saiu de cena.

Seu motor 2.0, o AP-2000, era o propulsor que movia o esportivo, cuja transmissão manual era curta para permitir acelerar rápido.

Gol 95 – versões

  • Volkswagen Gol 1000i
  • Volkswagen Gol 1000i Plus
  • Volkswagen Gol CLi 1.6
  • Volkswagen Gol CLi 1.8
  • Volkswagen Gol GLi 1.8
  • Volkswagen Gol GTi 2.0

Gol 95 – equipamentos

Volkswagen Gol 1000i – Motor 1.0 litro, câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor preta, retrovisores pretos, rodas de aço sem calotas, ventilador, volante de dois raios, bancos em tecido, vidros e travas manuais, retrovisor do lado esquerdo e para-sois.

Banco traseiro rebatido, cobertura do bagageiro, rodas aro 13 polegadas, pneus 155/80 R13, extintor, cintos de 3 pontos nas laterais, entre outros.

Volkswagen Gol 1000i Plus – Itens acima, mais calotas metálicas, retrovisor do lado esquerdo, lavador e limpador no vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, ar quente e retrovisores externos com controle interno.

Volkswagen Gol CLi 1.6 – Itens acima, mais motor 1.6 litro, para-choques na cor do carro, frisos e retrovisores pretos, relógio analógico, bancos com padronagem diferenciada, calotas integras, pneus 175/70 R13, espelho no para-sol do passageiro e acendedor de cigarros.

Volkswagen Gol CLi 1.8 – Itens acima, mais motor 1.8 litro.

Volkswagen Gol GLi 1.8 – Itens acima, retrovisores e frisos laterais na cor do carro, conta-giros, bancos em tecido diferenciado, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, rádio com toca-fitas e rodas de liga leve.

Volkswagen Gol GTi 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0 litros, faróis duplos, grade estilizada, saias laterais, rodas esportivas aro 14 polegadas, pneus 185/60 R14, escape esportivo, faróis e lanterna de neblina, e defletor de ar traseiro.

Volante e alavanca de câmbio esportivos, pedais esportivos, cluster personalizado, bancos Recaro, freios ABS, airbag do motorista, porta-fitas, rádio exclusivo, acabamento parcialmente em couro, sistema de som com tweeters, entre outros.

Gol 95 – preços

Gol 95 tabela Fipe

  • Volkswagen Gol 1000i – R$ 6.863
  • Volkswagen Gol 1000i Plus – R$ 7.942
  • Volkswagen Gol CLi 1.6 – R$ 10.945
  • Volkswagen Gol CLi 1.8 – R$ 11.611
  • Volkswagen Gol GLi 1.8 – R$ 13.472
  • Volkswagen Gol GTi 2.0 – R$ 19.894

(*) preços da tabela Fipe – setembro/2022.

Gol 95 – motor

O Gol 95 tinha motores AE-1000 e AP-1600/1800/2000, sendo o AE-1000 o antigo CHT, que por sua vez era o Cléon-Fonte da Renault, com bloco de ferro e camisas d’água, bem como comando de válvulas no bloco e acionamento por varetas.

Com 997 cm³, o AE-1000 tinha comando acionado por corrente no bloco e tinha injeção eletrônica monoponto, com 49,8 cavalos a 5.800 rpm e 7,3 kgfm a 3.500 rpm, sendo disponibilizado nas versões 1000i e 1000i Plus.

Já o AP tinha bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com comando acionado por correia dentada, tendo 1.596 cm³, o AP-1600 tinha injeção eletrônica monoponto e entregando 76 cavalos a 5.500 rpm com 12,3 kgfm a 3.500 rpm.

Disponível na versão CLi, o propulsor foi usado ainda na edição especial Roling Stones, enquanto o AP-1800 era oferecido nas CLi e GLi, com 1.781 cm³, tendo 90,6 cavalos a 5.500 rpm e 14,3 kgfm a 3.500 rpm.

No caso do Gol GTi, o propulsor AP-2000 tinha injeção multiponto com 1.984 cm³, tendo 109 cavalos a 5.250 rpm e 17,0 kgfm a 3.000 rpm.

A transmissão manual de cinco marchas, o modelo 013, sempre foi elogiado pelos engates rápidos, suaves e precisos, que permitiam reduzir de quinta para segunda marcha sem danos ao componente.

Gol 95 – desempenho

  • Volkswagen Gol 1.0 – 22,4 segundos e 145 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 – 14,4 segundos e 161 km/h
  • Volkswagen Gol 1.8 – 11,5 segundos e 179 km/h
  • Volkswagen Gol 2.0 – 11,2 segundos e 185 km/h

Gol 95 – consumo

  • Volkswagen Gol 1.0 – 13,4/15,9 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 – 10,4/14,2 km/l
  • Volkswagen Gol 1.8 – 9,3/13,0 km/l
  • Volkswagen Gol 2.0 – 9,2/12,9 km/l

Gol 95 – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/En293yT

from Blogger https://ift.tt/2LYPg7T
via IFTTT

Publicidade

Publicado por Antônio Cunha Lima

Olá, meu nome é Antônio Cunha Lima, tenho 47 anos e sou de Contagem, Minas Gerais. Sempre procuro aprender coisas novas para manter meu cargo protegido e dirigir tranquilo com minha família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: